Diabetes tipo 1 tem característica autoimune e é a mais comum em crianças e adolescentes
A equipe de nutrição do Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza (HC), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde, participou, na tarde desta quarta-feira, 15, de uma capacitação sobre diabetes na infância. O curso foi realizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HC, em parceria com o Serviço de Nutrição do HC, e contou com a participação de todos os nutricionistas responsáveis pela alimentação dos pacientes que são atendidos na unidade.
O treinamento teve como facilitadora a nutricionista Mônica Espinheira, que faz parte da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Ela destacou a importância de tratar sobre esse tema, uma vez que os casos de diabetes vem crescendo em todas as faixas etárias, inclusive entre crianças e adolescentes.
“Neste público, o tipo de diabetes mais comum é o tipo 1, que tem característica autoimune. E, nesses casos, muitas vezes o diagnóstico só acontece quando a criança ou adolescente apresenta complicações agudas, como a cetoacidose diabética ou predominância dos sintomas clássicos do diabetes. Sendo assim, a criança precisa ser tratada a nível hospitalar, até alcançar melhor controle glicêmico”, explicou.
Mônica ressaltou ainda que, além do tratamento medicamentoso, a alimentação é essencial neste processo de controle do diabetes. “É fundamental que os profissionais da equipe de nutrição estejam capacitados para o manejo deste paciente e isso parte do entendimento da doença, desde o seu diagnóstico até os tipos de tratamento. Além disso, todos os profissionais envolvidos devem participar de um dos pilares do tratamento do diabetes, que é a educação, para facilitar o processo de aceitação dos pais e do paciente, com relação a doença e ao tratamento”, finalizou.
O post Hospital da Criança promove capacitação sobre diabetes na infância apareceu primeiro em Saúde.