Hospital Universitário de Lagarto recebe investimentos para construção do Complexo de Ensino e Pesquisa

Projeto faz parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com um investimento de R$39,8 milhões, totalmente financiado pelo Governo Federal

O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), vinculado à Rede Ebserh, deu um passo significativo para ampliar e modernizar suas instalações com a construção do Complexo Administrativo, Ensino, Pesquisa e Imagem (Caepi).O projeto faz parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento  (PAC), com um investimento de R$39,8 milhões, totalmente financiado pelo Governo Federal.

O Caepi é um marco para o ensino, pesquisa e assistência à saúde, fortalecendo o campo de prática acadêmico da Universidade Federal de Sergipe e aprimorando o atendimento à população da região centro-sul de Sergipe e parte do estado da Bahia. “Essa iniciativa fortalecerá a assistência à saúde, trazendo mais qualidade e dignidade para os profissionais e melhorando os serviços disponíveis para a população sergipana”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri. 

Segundo o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, o  Hospital Universitário de Lagarto é essencial por dois motivos. “Primeiro, forma profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, preparando a juventude local para cuidar da população. Segundo, atua como porta aberta, oferecendo atendimento pelo SUS, especialmente aos mais necessitados. Com serviços de urgência, emergência e alta complexidade, o hospital cumpre importantes funções de saúde e educação”,  destacou o ministro. 

Sobre a obra 

O Caepi terá uma área total de 6.000m2 e contará com: Laboratório de Patologias Clínicas; Centro de Imagenologia; Unidade de Apoio Administrativo; Biblioteca e Salas de Aula; Laboratório de Tecnologia da Informação; Auditórios e Áreas Técnicas. A obra tem previsão de conclusão para o final de 2026 e está alinhada aos objetivos estratégicos do PAC de fortalecer a infraestrutura da saúde e promover a qualificação profissional na área hospitalar.
 
Para o superintendente do HUL, Manoel Cerqueira, os hospitais universitários são essenciais para integrar ensino, assistência e pesquisa, garantindo um SUS de excelência. “Em quase 8 anos o Hospital Universitário de Lagarto realizou mais de 355 mil atendimentos, incluindo 26 mil internações e mais de 8 mil cirurgias. O HUL se destaca pela implantação de programas de residência em clínica médica, traumatologia, pediatria e cirurgia geral, sendo o único no interior de Sergipe a oferecer essas formações, contribuindo para a saúde e a formação de novos profissionais”, finalizou.

Fotos: Valter Sobrinho

O post Hospital Universitário de Lagarto recebe investimentos para construção do Complexo de Ensino e Pesquisa apareceu primeiro em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *