Promover condições físicas e infraestrutura de conforto e segurança ao hospital, pacientes e funcionários, dentro dos padrões recomendados para o funcionamento de uma instituição de saúde faz parte do planejamento de demandas estratégicas que já começaram a ser iniciadas no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). Para a concretização desse trabalho estão envolvidos no planejamento a diretoria administrativo-financeira, coordenação administrativa, gerência de manutenção (todos do hospital), além da equipe de Geinfra da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Semanalmente, o plano de ações referentes a infraestrutura do Huse é monitorado e novas demandas são liberadas pela direção do hospital. O plano operativo conta com instalação do analisador de correntes elétricas, implantação do sistema de combate à incêndio com o projeto de rota de fuga, implantação da brigada de incêndio, reforma e melhoria estrutural do serviço de imagem – Endoscopia, revisão dos quadros elétricos com aplicação de Retrovit, estação do tratamento de água para evitar desperdício, aplicação de manta asfáltica na área que compreende as Alas F e G da Oncologia, pintura da fachada externa, entre outros serviços que estão em aguardando processos licitatórios.
São manutenções preventivas e corretivas, além de reformas e adequações de áreas em diversos setores do hospital para evitar qualquer contratempo. “Sem uma manutenção preventiva ou corretiva adequada, a eficiência da equipe fica comprometida e o bem estar dos pacientes também. Nossas reuniões acontecem todas às terças, e dela sai o calendário já com o cronograma para cumprimento dos serviços e assim sucessivamente. Muita coisa já foi concluída e é perceptível para quem trafega externa e internamente por todo o hospital”, destacou o diretor administrativo e financeiro do Huse, Manoel Mário Ferreira.
Ainda de acordo com ele, foram solicitados através de ofícios outros serviços relevantes para o hospital como a implementação de placas solares fotovoltaicos para o fornecimento de energia solar no Huse, pavimentação asfáltica no anel viário que circunda o hospital e um estudo hidrogeológico e perfuração de poços artesianos na unidade. “São obras impactantes e que vão trazer uma economia significativa do custeio mensal do hospital”, finalizou o diretor administrativo financeiro do Huse.
O post Huse inicia planejamento e ações de demandas estratégicas apareceu primeiro em Saúde.