Maternidade Nossa Senhora de Lourdes destaca papel da Obstetrícia no acompanhamento das gestantes de alto risco

A unidade conta com profissionais especializados e investe no atendimento humanizado

A Obstetrícia é uma especialidade médica que cuida da mulher e da sua família em um dos momentos mais intensos e transformadores da vida. Em uma maternidade de alto risco, o obstetra atua de forma ainda mais intensa e especializada. Neste sentido, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, unidade de alto risco da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dispõe de profissionais qualificados e investe no atendimento humanizado.

O atendimento obstétrico garante o cuidado da mulher grávida, do feto e do recém-nascido, desde a gestação até o pós-parto. De acordo com a ginecologista e obstetra da MNSL, Glícia Caroline Andrade Ramos, a missão desse profissional é acompanhar de perto cada batida do coração que cresce dentro de outro corpo, é estar presente do ultrassom ao primeiro choro.

“A mulher, no momento da maternidade, vive mudanças físicas, emocionais e sociais profundas. Temos o compromisso de oferecer segurança, acolhimento e respeito em todas as etapas, do pré-natal ao parto, e também no pós-parto. Nosso compromisso é trabalhar para que cada gestação tenha o melhor desfecho possível, com saúde e dignidade, para ela e para o bebê. É colocar a mãe como protagonista da sua história, do seu momento”, destaca a médica. 

Em uma maternidade de alto risco, o obstetra atua no diagnóstico e manejo de complicações da gestação, como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e restrição de crescimento fetal, trabalhando em conjunto com uma equipe multiprofissional para oferecer um cuidado integrado, decidindo sobre o melhor momento e via de parto, e priorizando sempre a segurança da mãe e do bebê. “Temos o dever de acompanhar gestações múltiplas, patologias maternas graves, malformações fetais e situações de emergência obstétrica”, explica a especialista.

A médica ressalta, ainda, que é de grande importância a presença de profissionais qualificados nas maternidades. “Nesse ponto, a Nossa Senhora de Lourdes é um exemplo de bom procedimento. Isso contribui para a prevenção das síndromes hipertensivas, como pré-eclâmpsia e eclâmpsia”, acrescenta.

Cuidado

Samira Gomes Santos, tem 22 anos e é natural de Propriá. Ela deu entrada na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes com um quadro de pressão alta e diagnóstico de pré-eclâmpsia. “Tive um parto prematuro, com 35 semanas. Desde o início, fui muito bem acolhida. O atendimento foi excelente e a equipe da maternidade me transmitiu segurança e cuidado em todos os momentos. Minha filha, Maria Melina, nasceu por cesariana, e graças ao trabalho dos obstetras e da equipe multiprofissional, ela está aqui, viva e forte”, relata a paciente que participa do Método Canguru.

Fotos: Ascom SES

O post Maternidade Nossa Senhora de Lourdes destaca papel da Obstetrícia no acompanhamento das gestantes de alto risco apareceu primeiro em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *