A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes foi apresentada nesta segunda-feira, 19, aos novos colaboradores selecionados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Fundação Hospitalar de Saúde. As boas vindas foram dadas na Sala do Núcleo de Educação Permanente da Unidade, através das enfermeiras Dígena Maria Dias da Silva, Maria do Carmo Pereira e a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Joana Amorim de Albuquerque.
A Responsável Técnica e enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da maternidade, Dígena Maria, informou que foi realizada uma interação do grupo do PSS 2021, com uma equipe de técnicos de enfermagem. “Essa integração é uma forma de agregar esse trabalhador a nossa comunidade profissional da MNSL. Passamos informações sobre o básico que ele deve fazer dentro da unidade, já que o especifico é feito onde ele trabalha, mostrando noções básicas e a importância da higienização das mãos, o não uso de adornos e a troca de experiências”, esclareceu a enfermeira.
Ela disse ainda que cada colaborador se apresentou e, em seguida, aconteceu uma aula ministrada através de vídeo onde foram esclarecidas as normas, rotinas e projetos da instituição. A enfermeira, Maria do Carmo Pereira, disse que foi um momento de explicar como funcionam todos os serviços da MNSL, bem como o papel dos servidores perante a política de saúde do Estado. “Esses profissionais estão locados na UTIN e na UCINCO, são técnicos de enfermagem e hoje participaram do acolhimento sete pessoas. Passamos para eles algumas normas e, principalmente, a importância da higienização das mãos, no controle de infecção hospitalar”, observou Dígena.
Aprendizado
A enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Joana Amorim de Albuquerque, informou que o momento é muito importante por significar o acolhimento dos novos colaboradores do PSS. “As aulas são muito importantes com muita troca de conhecimento, já que cada um dos colaboradores está trazendo sua bagagem com conhecimento de vida”, assegurou Joana.
“Hoje aprendemos técnicas que já sabíamos, mas que não colocávamos em prática com frequência. Foi um aprendizado de novo, porque tem coisas que no dia a dia esquecemos de fazer. Tenho boas expectativas nesta evolução profissional”, disse a técnica de enfermagem Joelma Barbosa
A técnica de enfermagem, Anne Caroline, ressaltou que a expectativa de trabalhar na maternidade é ótima. “Meu sonho era trabalhar em uma maternidade, conhecer esse mundo. Sempre gostei de criança, de pediatria inclusive já trabalho com pediatria e o treinamento foi ótimo, uma oportunidade de melhorar e aprender mais”, confirmou a profissional de saúde.
O post Maternidade Nossa Senhora de Lourdes recebe novos técnicos em enfermagem apareceu primeiro em Saúde.