A pasta da Saúde Estadual ganha um novo gestor, o médico Walter Pinheiro, 49 anos, casado, natural da cidade de São Paulo e residente no território sergipano desde 2006. Em 2022, devido às importantes realizações na área da saúde, recebeu o reconhecimento da Assembléia Legislativa de Sergipe (Alese) com o título de cidadão sergipano.
O recém empossado secretário, assume a partir de hoje, 02, uma das pastas mais importantes do governo de Sergipe e promete construir uma gestão humanizada, participativa, valorizando lideranças e a autonomia dos trabalhadores. “A nossa linha de trabalho será aberta ao diálogo, sempre pensando na complementaridade de forças. Esse primeiro momento é voltado para a composição das equipes, formar o time. Por isso, quero estar perto de todos os nossos trabalhadores para encontrar os líderes que temos dentro do nosso serviço e, assim, impulsionar a autonomia deles para que possam tomar as melhores decisões. É claro que sempre estaremos em diálogo, orientando, checando os resultados e fazendo os ajustes necessários. Porém, as nossas lideranças vão ter uma autonomia maior para fazer aquilo que acreditam”, expressa Walter Pinheiro com otimismo.
Para Walter Pinheiro, o sucesso de qualquer gestão, está na maneira como aquele conduz os processos e agencia as equipes que possui. “Não faremos nenhuma mudança significativa na Saúde, se não investirmos em nossos profissionais, se não trabalharmos juntos com eles e elas, procurando motivar, incentivá-los. Eu acredito que as pessoas são a força motriz capaz de modificar o status quo. Na posição de gestor, quero servir como um facilitador das ações dessas pessoas e oferecer o máximo de condições para elas trabalharem. Nós sabemos que os nossos profissionais estão preparados tecnicamente, por isso, iremos ofertar esse respaldo, essa confiança. Eu compreendo que, mediar a autonomia nos serviços, é uma forma para que tenhamos maior celeridade e respostas mais adequadas aos anseios da população. Esse período de transição é desafiador, sempre gera incertezas, mas quero aproveitar e tranquilizar todo mundo. As mudanças que virão trarão benefícios e todos serão contemplados por elas, essa é a nossa ambição. A missão que nos foi dada é essa, de ter esse olhar e estamos bastante confiantes, cientes do desafio e com senso de responsabilidade bastante elevado”, enfatiza.
A característica de liderar valorizando as potencialidades e motivando as pessoas, foi uma das marcas registradas de Walter Pinheiro quando esteve à frente do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). O pesquisador e amante da saúde pública, conseguiu gerenciar crises e reduziu a superlotação hospitalar em 75% durante a maior crise sanitária provocada pela pandemia da COVID-19. O exitoso trabalho conduziu o líder ao cargo de superintendente executivo da Secretaria de Estado da Saúde, função que exerceu até o fim de 2022.
Carreira médica
A sua carreira na medicina e o olhar humanizado para as questões da saúde, é resultado de um processo de formação que começou na Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS). Após isso, fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia, especialização em Cirurgia da Mão e Membro Superior no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP – EPM).
Dentre as principais experiências com gestão em saúde, além das anteriormente citadas, estão as fases em que foi Diretor da regional Norte-Nordeste da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (2012-2015) e assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, SBOT – regional Sergipe (2015-2016). O médico participou, ainda, da criação do serviço de Cirurgia da mão do HUSE, onde atuou como referência técnica por muitos anos. Ele foi chefe do serviço e preceptor de Cirurgia da Mão da residência médica de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de Sergipe- UFS (2016 – 2019).
Todo esse percurso, faz com que Walter Pinheiro, tenha uma preocupação especial em resolver as questões que mais demandam atenção na rede hospitalar estadual. “A nossa visão e formação é ‘hospitalocêntrica’, ou seja, temos um olhar muito direcionado para os hospitais que fazem parte da rede estadual de saúde, precisamos focar na porta de entrada do SUS, na atenção primária, impulsionar ações de prevenção e promoção da saúde. É fundamental que tenhamos foco nos serviços, para que sejam ofertados de maneira mais eficiente, com seriedade e profissionalismo, para isso, faremos algumas mudanças no perfil de trabalho”, assevera Pinheiro.
Mesmo já conhecendo de perto a realidade da Saúde Estadual nos últimos anos, tendo propriedade dos avanços e desafios, o novo secretário explicitou as sensações do momento atual de sua vida. “Estou encarando essa oportunidade com bastante entusiasmo, com muita vontade e com forte propósito em fazer o que acreditamos ser o melhor para cuidar da saúde das pessoas. O sucesso dessa jornada envolve o trabalho de uma equipe toda, de todos aqueles que integram o sistema único de saúde, então, o desafio é pessoal, mas também é coletivo. Eu acredito muito nas pessoas que estão compondo essa equipe, pois, temos o mesmo pensamento que é melhorar a saúde ofertada à população. Eu estou muito confiante e agradecido pela missão que nos foi dada”, finaliza Walter Pinheiro, responsável por uma nova fase na Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe.
O post Médico Walter Pinheiro assume a Secretaria de Estado da Saúde com a missão de construir uma gestão humanizada, participativa e de valorização dos servidores apareceu primeiro em Saúde.