As maternidades da Rede Estadual de Saúde de Sergipe, situadas nos municípios de Estância, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Nossa Senhora do Socorro e Aracaju receberam equipamentos modernos que qualificam ainda mais a assistência prestada às crianças.
De acordo com a superintendência do Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, a unidade recebeu, no último dia 18 de agosto, 01 baby puff; 01 cardiotocógrafo; 01 desfibrilador infantil; 01 bilitron; 01 ressuscitador infantil e 01 aparelho de fototerapia, dentre outros. “Conseguimos equipamentos que são essenciais para melhor assistência ao nosso recém-nascido, tais como incubadoras, berço aquecido e ressuscitador pulmonar. São equipamentos fundamentais quando uma criança nasce em estado grave, para que possamos socorrer até a transferência para uma UTI neonatal. Desse modo, a Saúde está fortalecendo a nossa maternidade, não somente com equipamentos, mas também com recursos humanos, pois, já que temos obstetras todos os dias em nossa unidade”, relata Luísa Dantas, enfermeira e Superintendente do Hospital Regional de Glória.
O Hospital Regional de Propriá passa a contar com mais um 01 cardiotocógrafo portátil; digital; 04 aparelho de fototerapia de alta intensidade; 04 ressuscitadores infantil; 04 aparelhos para Fototerapia Led-photo e 04 baby puff. “O bilitron digital possui lâmpadas de led que diminuem o tempo de tratamento de fototerapia, é um ganho para os recém-nascidos que podem se recuperar em um tempo menor de tratamento. Além disso, recebemos os baby puff que a muito tempo são almejado pelos neonatologistas da unidade, esse aparelho é de suma importância para o ressuscitamento do bebê na sala de parto, pois, ventila e oxigena de acordo com as necessidades do bebê. Os novos cardiotocógrafos portáteis vão servir para verificar os batimentos cardíacos e o bem estar do bebê, assim como, para a tranquilidade da mamãe. Esses aparelhos vieram para proporcionar um atendimento de qualidade junto às nossas gestantes, todos esses ganhos facilitam uma melhor assistência e diminuem a permanência de internamento, desocupando os leitos de forma mais rápida e com segurança do paciente”, salienta Antônia Martins, gerente da maternidade de Propriá.
A enfermeira Patrícia Farias, especialista em UTI Pediátrica e Neonatal, afirma que a chegada dos aparelhos Baby Puff e Fototerapia Led-Photo, representa um grande avanço aos cuidados prestados no Hospital de Propriá. “Estamos oferecendo o que há de melhor e mais moderno na assistência prestada aos nossos recém-nascidos. O Baby Puff é um aparelho utilizado para reanimação de recém-nascidos e a grande importância desse dispositivo é que podemos controlar a pressão que iremos fornecer ao RN, evitando que ocorra barotrauma durante a ventilação desse RN. Os aparelhos de fototerapia Led-Photo são o que há de mais moderno e eficiente para o tratamento icterícia neonatal, pois contam com leds azuis de alta potência, emitindo maior irradiância e maior área de tratamento, aumentando assim, a sua eficácia e diminuindo o tempo de permanência desses recém-nascidos sob hospitalização, ratifica com entusiasmo.
Para o Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro José Franco, foram enviados 01 ressuscitador infantil e 01 aparelho de fototerapia. Já ao Hospital Regional de Estância Dr. Jessé de Andrade Fontes ganhou 06 monitores; 02 aparelhos de ECG portátil; 01 aparelho de Ultrassonografia e O1 Equipamento de tomografia. Em Aracaju, a maternidade Nossa Senhora de Lourdes incorpora à assistência 01 ultrassom da GE, equipamento em 4D, uma CR para digitalização de raio X e 30 monitores. “Os equipamentos modernizam, cada vez mais, os serviços ofertados pela nossa maternidade, dando melhoria da condição de monitoramento e, consequentemente, maior segurança aos profissionais que atendem na UTI neonatal”, assevera Luciana Moraes Andrade, responsável pela Central de Equipamentos da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.
O post Modernização do parque tecnológico qualifica assistência à população nas Maternidades da rede pública de Sergipe apareceu primeiro em Saúde.