Opera Sergipe inicia cirurgias um dia após lançamento

Programa do Governo do Estado prevê, inicialmente, a execução de dez mil cirurgias eletivas de média e alta complexidade

A manhã deste domingo, 23, entrou para a memória de Ana Carolina Melo, de 28 anos, como o momento da realização de um sonho. Antes mesmo das 4 horas da manhã, ela saiu do município de General Maynard, no leste de Sergipe, até o Hospital Amparo de Maria, na cidade de Estância, no sul do estado, para sua tão esperada cirurgia de laqueadura.

A paciente foi uma das milhares de sergipanas e sergipanos que compareceram ao lançamento do Programa Opera Sergipe, no sábado, 22, no Centro Especializado de Reabilitação – CER IV, em Aracaju, de onde saíram com suas cirurgias agendadas. “Estou realizando meu sonho, que é fazer minha laqueadura. Estou muito feliz”, comemorou Ana Carolina, enquanto se preparava para o procedimento.

Após apenas um dia de lançamento, o Opera Sergipe já entrou em atividade. O programa do Governo do Estado prevê, inicialmente, a execução de dez mil cirurgias eletivas em diversas especificidades, com o objetivo de agilizar as filas de espera por esses procedimentos em todo o território sergipano. O investimento previsto é de mais de R$ 56 milhões, provenientes de verba do Estado, da bancada sergipana e da União.

Assim como Ana Carolina, sua conterrânea Maria de Lourdes, 28, foi outra paciente contemplada pela iniciativa estatal. “Estou realizando a cirurgia que tanto estava precisando. Estou muito feliz por realizar esse sonho”, celebrou, já preparada para o procedimento de laqueadura, também neste domingo, 23, no Hospital Amparo de Maria.

De acordo com o médico cirurgião Samuel Machado, que faz parte da equipe da instituição de saúde, a laqueadura tubária é um procedimento de esterilização feminina, recomendado a pacientes que querem evitar uma gestação não planejada. “É um procedimento seguro, com alta taxa de eficácia, e que tem indicação para pacientes desse perfil, que são jovens e preenchem os critérios preditivos para sua realização”, explicou.

Esse é apenas um dos 15 tipos de procedimento eletivos de média e alta complexidade inicialmente previstos pelo Opera Sergipe. O programa também deve realizar: histerectomia total; histerectomia com anexectomia; colecistectomia; postectomia; histerectomia (por via vaginal); correção cirúrgica de hidrocele; hernioplastia incisional; hernioplastia umbilical; hemorroidectomia; colpoperioneoplastia anterior e posterior; hernioplastia epigástrica; hernioplastia inguinal bilateral; hernioplastia inguinal/crural (unilateral) e hernioplastia recidivante.

Segundo o cirurgião, o início de atividades do projeto se consolida como um marco para a rede de saúde de todo o estado de Sergipe. “É o dia em que o sonho, o planejamento, se torna realidade […] Isso representa o compromisso do hospital, a confiança dos usuários no projeto, a capacidade de planejamento e execução da Secretaria de Estado da Saúde, porque a gente sabe a complexidade que é desenvolver um projeto desse tamanho e em tão pouco tempo conseguir implementá-lo. O governador Fábio Mitidieri teve a sensibilidade de fazer esse projeto em seu primeiro ano de governo, porque quem espera por alguma cirurgia sabe que sofre na fila, e quem precisa não pode esperar”, considerou o médico Samuel Machado.

O médico anestesiologista Leonício Silva Umbelino Júnior também participou da realização das primeiras cirurgias no Hospital Amparo de Maria, e destacou a celeridade do Programa Opera Sergipe. “É o maior evento de mutirão de cirurgias dos últimos dez anos. No dia de lançamento já foram selecionados 600 procedimentos para o Amparo de Maria, e estamos motivados para diminuir a fila desses pacientes que estão aguardando essas cirurgias”, declarou o médico.

Além do Amparo de Maria, também estão vinculados ao programa o Hospital Senhor dos Passos, em São Cristóvão, e o Hospital Nossa Senhora da Conceição, localizado em Lagarto.

Para ter acesso ao Opera Sergipe, basta ir a um desses hospitais ou à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Após a consulta na UBS ou nos hospitais, o paciente será encaminhado para consulta com um cirurgião, que irá cadastrar, caso necessário, o usuário no programa. Com o cadastro concluído, será possível acompanhar todo o processo pelo site ou aplicativo Opera Sergipe, disponível nos sistemas IOS e Android.

Fotos: Mayara Rodrigues/ Secom

O post Opera Sergipe inicia cirurgias um dia após lançamento apareceu primeiro em Saúde.