A celebração foi realizada na recepção da unidade hospitalar
Festa temática, bolas coloridas, pula-pula, piscina de bolinhas e muita alegria. Os pequenos pacientes atendidos pelo Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) celebraram o Dia das Crianças com uma comemoração bastante especial, na recepção da unidade hospitalar. Um dia que ficará guardado na memória de dezenas de crianças que fazem tratamento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom).
A festividade conta com a realização da equipe do Centro de Oncologia e com o apoio de parceiros que auxiliam desde a ornamentação e decoração da festa à doação de presentes, doces e salgados. Além da sociedade de forma geral, médicos, familiares e amigos dos colaboradores da unidade hospitalar e casas de apoio como a Avosos, o GACC e a AAACASE, contribuíram para a celebração.
Para a coordenadora geral do Centro de Oncologia do Huse, Meire Jane Oliveira, a comemoração é uma forma de humanizar ainda mais o tratamento oncológico e auxilia na melhoria da qualidade de vida do paciente. “Esta é uma celebração que representa alegria e amor e de muitas mãos unidas que contribuem para que este momento possa acontecer. É muito gratificante e emocionante receber as doações que serão entregues às nossas crianças. Contagia a todos. Além disso, trazer o lúdico, a brincadeira para o ambiente hospitalar traz um sentimento de alegria para eles e impacta positivamente no tratamento”, salientou.
Isa Jaqueline Barros é mãe da pequena Luara Beatriz, de 7 anos, que passa por tratamento quimioterápico na unidade hospitalar. Pelo segundo ano, elas participam da comemoração do Dia das Crianças no Huse. “Na primeira festa que a gente participou, ela estava há dois meses em tratamento, então hoje também simboliza uma das vitórias que é estar presente aqui. Ela já está na fase de manutenção do tratamento e vem fazer a quimioterapia apenas uma vez na semana”, enfatizou.
A mãe destaca ainda a relevância da celebração durante o acompanhamento da filha. “É muito importante para as crianças, porque quando elas estão submetidas a esse tratamento, elas ficam privadas de muitas outras coisas, inclusive de estar na presença de outras crianças. Então, todas elas, unidas, mostram alegria e muita diversão, assim como também traz um respiro para o tratamento”, acrescentou.
A pequena Luara aproveitou a comemoração. “A festa está ótima. Já participei de todas brincadeiras e ganhei presente”, disse.
Entre os pacientes também estava o pequeno Otto Vasconcelos, de 6 anos, que tinha muitos motivos para celebrar. Além do Dia das Crianças, a festividade também marcava o fim do tratamento de uma leucemia diagnosticada há dois anos. “Estou muito feliz. Ficou tudo muito bonito. Gostei mais de ir no pula-pula e dos presentes que ganhei”, contou Otto.
Fotos: Mário Sousa
O post Pacientes da oncologia do Huse ganham festa especial em alusão do Dia das Crianças apareceu primeiro em Saúde.