O programa de Governo Itinerante tem o objetivo de aproximar os serviços da gestão estadual dos municípios sergipanos
A aposentada Izabel Santos Vieira, de 45 anos, sabe bem a importância de estar com a saúde em dia. Por isso, ela foi até o ‘Sergipe é aqui’ realizado nesta sexta-feira, 20, no município de Riachuelo, na Grande Aracaju, para fazer sua avaliação bucal no estande do ‘Sorrir Sergipe’. “Fiquei sabendo do serviço e logo corri para cá, pois estava precisando cuidar de mim e dos meus dentes há muito tempo. Veio na hora certa essa consulta”, destacou.
O programa itinerante do Governo do Estado chegou à sua 13ª edição. Desde o início, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem participado da iniciativa, levando as Carretas do Homem e da Mulher, a unidade móvel ‘Fique Sabendo’ e o projeto ‘Sorrir Sergipe’, para que as pessoas tenham fácil acesso aos diversos serviços da Saúde.
O vigilante José Barbosa, 58, contou que soube do ‘Sergipe é aqui’ pelas redes sociais e aproveitou para usufruir dos serviços da Carreta do Homem. “Vim realizar meu exame de próstata, e essa ação foi uma das melhores coisas que aconteceu no município, pois facilitou ainda mais o nosso acesso aos serviços”, enfatizou.
Durante a ação itinerante, o Laboratório Central de Sergipe (Lacen) disponibilizou à população exames sorológicos de dengue, zika, chikungunya, toxoplasmose, clamídia, esquistossomose e HIV, bem como HTLV para gestantes, testes de leishmaniose visceral humana, PSA total/livre para homens, Ca-125, herpes vírus, entre outros.
A aposentada Luzia Resende Santos, 70, esteve no ‘Sergipe é aqui’ e utilizou alguns serviços. Ela aproveitou a oportunidade para fazer a coleta de sangue junto ao Lacen. “Resolvi me cuidar e ver se a minha saúde está em dia, pois já tenho uma certa idade, então vim fazer os exames e os testes rápidos na unidade móvel ‘Fique Sabendo’ para ver se tem algo irregular”, contou.
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) também participou da ação e realizou orientações acerca da importância da doação de sangue e a coleta de amostras de cinco mililitros de sangue para o cadastro de doador de medula óssea.
Opera Sergipe
Foi com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos sergipanos que o Governo do Estado criou o ‘Opera Sergipe’. Em dois meses desde o seu lançamento, o programa chegou à marca de três mil cirurgias realizadas.
Os moradores de Riachuelo já regulados puderam realizar o cadastro no ‘Opera Sergipe’, cujo objetivo é ampliar a oferta de cirurgias, proporcionando mais cuidado e assistência aos sergipanos.
Para o aposentado Sidney Santos Oliveira, 45, a iniciativa representa cuidado e atenção com os sergipanos. “O processo, como um todo, tem sido muito rápido para que eu possa realizar a minha cirurgia de hérnia. Além do zelo que todos os profissionais engajados no programa tem me dado”, considerou Sidney.
Fotos: Flávia Pacheco
O post População de Riachuelo utiliza diversos serviços da Saúde na 13ª edição do ‘Sergipe é aqui’ apareceu primeiro em Saúde.