Profissionais participam de treinamento de combate a incêndio no Huse

Ao ar livre e obedecendo o distanciamento social, funcionários do setor de higienização e lavanderia do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), participaram do treinamento de prevenção e combate a princípio de incêndio, que contou com instruções teóricas na sala de reunião e a prática na área externa do hospital. O treinamento foi promovido em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o objetivo de fornecer informações básicas e orientações das equipes de como agir em um princípio de incêndio.

As instruções foram passadas pelo técnico de segurança do trabalho do SESMT/SES, José Clan Nascimento, que destacou a importância do treinamento para os profissionais. “Um assunto de grande relevância para os trabalhadores e para o conhecimento de como utilizar os extintores de incêndio dentro das unidades de saúde, principalmente como utilizar em princípios de incêndio ou em caso de grandes proporções, saber tomar iniciativas de acomodar ou localizar um meio de emergência mais fácil para que venha sanar e evitar acidentes”, explicou.

Para quem manuseou um extintor de incêndio pela primeira vez, achou o treinamento fundamental, principalmente em um hospital de alta complexidade como o Huse. “Foi muito válido para os profissionais que atuam em um hospital que é de maior complexidade do Estado. Um treinamento dinâmico, mostrando a importância da prevenção de incêndio, a orientação na ação de um possível princípio de incêndio, a questão de como se proteger ao manipular o equipamento para a contenção da chama”, enfatizou a supervisora Monalisa Rodrigues.

A gerente do setor de higienização e lavanderia do Huse, Naiara Souza, destacou que conhecimento faz toda a diferença na hora da prática. “Desenvolvemos esse treinamento com muito cuidado e pensando no melhor para os nossos profissionais, a gente sabe da importância em utilizar os equipamentos de segurança num princípio de incêndio, mas saber o que está fazendo é essencial, por isso fizemos esse treinamento em duas etapas e foi muito proveitoso”, pontuou.

Para o diretor administrativo e financeiro do Huse, Manoel Mário Ferreira, a iniciativa por parte da gerência de higienização e lavanderia do hospital foi de grande importância e destaca o andamento do projeto para implantação de um sistema anti incêndio que envolverá toda a estrutura física do Huse.

“Será uma obra que terá como prazo de execução aproximadamente 12 meses, onde será coberto de forma eficiente toda estrutura física da unidade, através desse sistema de incêndio que envolverá toda uma tubulação nova que alimenta a parte anti incêndio da unidade. Toda parte hidráulica que vai alimentar esse sistema de incêndio e essa tubulação também vão percorrer toda a unidade no sentido de alimentar os hidratantes que estão instalados no hospital. Após a implantação trataremos da rota de fuga, além do planejamento e execução da nossa brigada de incêndio que envolverá cerca de 380 servidores de diversas categorias”, finalizou o diretor administrativo e financeiro do Huse.

O post Profissionais participam de treinamento de combate a incêndio no Huse apareceu primeiro em Saúde.