“Programa Estadual de IST/AIDS da SES apoia manhã de lazer com crianças soropositivas e expostas”

Em alusão ao dia das crianças, celebrado em 12 de outubro, o Programa Estadual de IST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde  (SES) está apoiando a realização da manhã de lazer no Parque da Cidade, voltada para crianças soropositivas e expostas. A ação que já acontece há 10 anos, será realizada no próximo dia 09 de outubro e está aberta à colaboração da sociedade através da doação de brinquedos e lanches. 

A programação inclui um passeio no Parque da Cidade com o objetivo de que as crianças conheçam os animais, além de brincadeiras infantis. As crianças irão conhecer, ainda, os veículos da Polícia Militar de Sergipe. “Todos os anos procuramos desenvolver ações com crianças soropositivas e expostas com a  finalidade de dar visibilidade à questão do HIV em crianças, pois, ainda há o esquecimento de grande parte da população em relação ao HIV pediátrico. A epidemia do HIV tem crescido também em crianças e um dos motivos é a falha no pré-natal, por isso, a visibilidade do tema é importante”, relata o  médico e gerente estadual do Programa IST/AIDS, Almir Santana. 

O médico explica que outro objetivo da ação é estimular a participação solidária para  romper com os estigmas sociais ainda existentes. “Em segundo lugar, queremos estimular a solidariedade da sociedade, estimular a ajuda, desse modo, esperamos quebrar os preconceitos e mostrar que essas crianças soropositivas têm o mesmo direito que outras, tais como o direito à escola, à cidadania, direito ao lazer etc. Essas ações têm ajudado a mudar o olhar dos jovens, melhorando um pouco a concepção social sobre o tema. Observamos que as crianças ficam super felizes por terem acesso a locais que usualmente não teriam. Elas merecem tudo isso que proporcionamos”, expõe o gerente com satisfação . 

O telefone para quem quiser colaborar é (79) 99982-8641. 

O post “Programa Estadual de IST/AIDS da SES apoia manhã de lazer com crianças soropositivas e expostas” apareceu primeiro em Saúde.