Projeto desenvolvido no Hospital Regional de Estância explica aos pacientes como funciona o acolhimento e a classificação de risco

O Hospital Regional de Estância, através do Núcleo de Educação Permanente da instituição, desenvolveu o projeto “Sala de Espera – Um ambiente para educação em saúde”. Durante os encontros com os pacientes, os profissionais explicam como funciona o acolhimento e classificação de risco nas Redes de Urgência e Emergência do estado.

A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento do paciente.

Geralmente os usuários são classificados por cores: vermelho, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves. Com esse tipo de triagem, é possível evitar o congestionamento de pacientes nas salas de emergência. O projeto vem sendo desenvolvido na unidade desde dezembro de 2021 e ocorre a cada 15 dias.

Para a superintendente da unidade, Luara Carvalho, é importante a população entender como funciona o fluxo de um hospital. “O objetivo principal é orientar a população sobre como funciona um hospital da rede de urgência e as prioridades nos atendimentos. Dessa forma, as pessoas que estão aguardando também podem saber quanto tempo levará para serem atendidas”, destaca.

O post Projeto desenvolvido no Hospital Regional de Estância explica aos pacientes como funciona o acolhimento e a classificação de risco apareceu primeiro em Saúde.