A dona de casa Elaine Vasconcelos dos Santos, está grávida do seu primeiro filho e Valdice de Jesus Freire, se prepara para dá a luz ao quinto filho. “Fazer o acompanhamento da gestação é uma forma de prevenção para mim e meu bebê”, destacou Elaine, durante o lançamento do projeto itinerante: Quem Ama PROTEGE realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em parceria com o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) na manhã desta quarta-feira, 4.
A ação visa à promoção do calendário de mutirões do Programa de Proteção à Gestante, que ao longo do mês de maio acontece nos municípios de Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Socorro, Estância, Propriá e Lagarto.
Presente ao lançamento, o diretor Geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta, Guilherme Maia enfatizou a importância do Quem Ama PROTEGE. “Através desse projeto a gestante poderá monitorar o desenvolvimento do seu filho. No caso de se verificar alguma anormalidade, a mãe já inicia o tratamento”, salientou o gestor.
Nesta primeira ação no Centro de Saúde da Mulher, o ambiente foi preparado com decoração em homenagem ao Dia das Mães, momento beleza, sorteio de brindes, e lanche especial. “Pensamos em fazer esse mutirão com todo o carinho e cuidado para às mamães sergipanas”, comentou Roseli Andrade Lima, coordenadora do CAISM.
Todas as análises para o Protege são processadas no laboratório de Sorologia do Lacen que verifica seis tipos doenças, HIV, Sífilis, Toxoplasmose IgM, Toxoplasmose IgG, HCV e HBSAG, com o objetivo de diagnosticar, orientar e prevenir a transmissão materno-fetal durante a gravidez.
Cuidado
O programa visa ainda a redução dos riscos de mortes e sequelas para as mães e os seus bebês. “Quando ocorre de verificarmos um diagnóstico para HIV apresentar resultado positivo, a transmissão materno-infantil poderá ser evitada em quase 100% dos casos”, informou a biomédica e responsável técnica pelo Protege, Maria Rosa Melo Alves.
O post Projeto ‘Quem Ama Protege’ do Lacen realiza primeira ação no CAISM apareceu primeiro em Saúde.