Em quatro dias de festa, as equipes atenderam pacientes com abuso de álcool, desmaios e dores de cabeça
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), instalou um Posto Médico Avançado, a fim de prestar atendimento de qualidade e ágil à população que curtindo os 30 dias de forró no Arraiá do Povo. Nos quatro primeiros dias de festa, foram contabilizados 66 atendimentos, entre eles, ocorrências clínicas e traumáticas.
O posto tem uma excelente resolutividade, visto que, de todos os atendimentos realizados, apenas dois pacientes necessitaram de remoção. De acordo com a enfermeira da Assessoria Técnica do Samu 192 Sergipe, Cintia Guerra, até o momento, a maioria dos atendimentos foram clínicos e com predominância de pacientes do sexo feminino, jovens entre 21 e 39 anos.
“Os motivos mais frequentes de buscar pelo atendimento foram abuso de álcool, síncope (desmaio) e cefaleia (dor de cabeça), ou seja, causas clínicas. As ocorrências de trauma (queda da própria altura), foram removidos de viatura de Suporte Básico para o Hospital Fernando Franco com suspeita de fratura para avaliação radiológica e ortopédica”, explicou a enfermeira.
A técnica em enfermagem, Eduarda Ferreira, teve uma dor de cabeça e ficou em observação no Posto do Samu 192 Sergipe. “Desde quando eu acordei, não estava me sentindo muito bem. Mesmo assim, fui trabalhar para fazer um dinheiro extra, como atendente. Com o calor, acabou piorando a dor de cabeça. Fiquei sabendo que o Samu 192 Sergipe estava aqui no Arraiá do Povo e fui ser examinada. Eles me atenderam muito bem. Eu acho de suma importância, porque se não estivesse o Posto aqui, teria que pegar trânsito, e com dor, fica tudo mais complicado. Agora estou me sentindo melhor com a medicação e repouso”, contou.
Equipes reforçadas
O Posto Médico Avançado do Samu 192 Sergipe é porta aberta e contém um leito de estabilização e seis leitos de observação com equipamentos de UTI móvel para um atendimento eficaz e seguro. Serão doze profissionais por noite, envolvidos no atendimento do posto. A equipe é composta por funcionário administrativo, condutor, médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem.
O Samu 192 Sergipe, fornece um estágio extracurricular para estudantes. O acadêmico de medicina, João Victor Gomes, está como estagiário do Samu 192 Sergipe, e contou que é uma excelente oportunidade para aprimorar os conhecimentos. “O estágio extracurricular proporciona ao banana (alcunha carinhosa dos estagiários) a rica vivência do atendimento pré-hospitalar para estudantes de enfermagem e de medicina, permitindo um campo de prática único. Sou extremamente grato a essa oportunidade, pela experiência e por tanto aprendizado. Além de acompanharmos os atendimentos nas bases, ainda podemos atuar nas festividades, como o São João, onde o Samu 192 Sergipe, também se faz presente”, declarou o estudante.
Durante o período junino, o Samu 192 Sergipe prestará apoio às festas, com postos médicos nos locais. Há também a disponibilização de Unidades de Suporte Básico (USBs) e Motolâncias nos municípios sergipanos. Além disso, os atendimentos rotineiros não pararam de ocorrer.
O post Samu 192 Sergipe realiza mais de 60 atendimentos no Arraiá do Povo apareceu primeiro em Saúde.