Durante a ação itinerante, são realizados exames de PSA, consultas com urologista, clínico geral e ultrassonografias das vias urinárias e da próstata, direcionadas ao público masculino
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização dedicada à saúde masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata, que é um dos tipos mais comuns entre homens, sendo a detecção precoce fundamental para aumentar as chances de tratamento e cura. Com o objetivo de reforçar a campanha, durante a 36ª edição do ‘Sergipe é aqui’, que aconteceu nesta quinta-feira, 21, no município de Telha, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ofertou exames de PSA, consultas com urologista, clínico geral e ultrassonografias das vias urinárias e da próstata, direcionadas ao público masculino.
O exame de Antígeno Prostático Específico (PSA) é uma das formas de investigação do câncer, realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). Durante a ação itinerante do Governo do Estado, a equipe do Lacen realiza a coleta da amostra de cinco mililitros de sangue do paciente para serem submetidos a testes laboratoriais, que utilizam a técnica de quimiluminescência para o marcador tumoral PSA Livre e Total.
O PSA é uma substância produzida exclusivamente pelas células epiteliais da próstata, portanto, apenas homens a produzem. A medição do PSA no soro permite distinguir entre o PSA Total e o PSA Livre, que são essenciais para que os médicos possam avaliar a saúde da próstata e fazer associações entre diferentes condições, como o câncer.
“A relação entre o PSA Total e o PSA Livre é fundamental. Quando essa relação é muito baixa, há uma maior associação com o câncer de próstata. Isso ocorre porque o PSA alterado, tanto total quanto livre, pode indicar não apenas câncer, mas também outras condições relacionadas à próstata, como doenças benignas e inflamações”, explicou o superintendente do Lacen, Cliomar Alves.
O superintendente ainda frisou que para garantir resultados precisos, é importante seguir algumas orientações antes do exame. Por exemplo, deve-se evitar atividades que possam causar inflamação, como andar de bicicleta ou ter relações sexuais nas 48 horas que antecedem o exame. Essas precauções ajudam a evitar alterações nos níveis do PSA, que é um marcador muito sensível.
Para o professor Givaldo José Pereira, de 58 anos, a ação do Novembro Azul é importante para alertar a população masculina. “Eu sempre ouvi falar sobre o câncer de próstata, mas nunca achei que fosse algo que eu precisasse me preocupar, até ver a campanha que chamou minha atenção. Fiz meu primeiro exame de PSA e de próstata. Confesso que estava nervoso, mas o médico me explicou tudo direitinho. Estou mais consciente sobre a minha saúde e, a partir de agora, vou sempre lembrar de fazer meus exames”, disse o professor.
Carreta do Homem
Além dos exames de PSA, durante as edições do ‘Sergipe é aqui’ também há a Carreta do Homem, que oferta consultas com urologista, clínico geral e ultrassonografias das vias urinárias e da próstata. O objetivo é facilitar o acesso qualificado a exames necessários para manter a saúde e o bem-estar ao público masculino. A operacionalização da carreta, que é de competência da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), é equipada com aparelho de ultrassonografia, dois consultórios e uma sala de coleta laboratorial.
“Fiquei impressionado com a facilidade de acesso aos exames. Fiz o exame de PSA no Lacen e me consultei com um urologista na Carreta do Homem, tudo no mesmo lugar. A equipe foi muito atenciosa e me deixou à vontade. É importante que todos os homens busquem cuidar da saúde. Muitas vezes, deixamos para depois, mas a prevenção é fundamental”, agradeceu o pedreiro Anderson Menezes Santos, de 49 anos.
Fotos: Flávia Pacheco
O post Saúde leva exames para detecção do câncer de próstata no ‘Sergipe é aqui’ em Telha apareceu primeiro em Saúde.