O serviço disponibilizado pelo Ambulatório de Seguimento atende cerca de 1.300 crianças por mês
O Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido de Alto Risco Maria Creuza de Brito Figueiredo, antigo Follow-up, é uma unidade da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) que acolhe e acompanha crianças de até dois anos que necessitam de assistência especializada. Cerca de 60 crianças são atendidas diariamente pelo serviço. Somente em 2023, o equipamento acolheu 11 mil recém-nascidos.
Além de receber os pacientes da MNSL, o serviço atende crianças da Rede Estadual Materno-infantil, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O acompanhamento ocorre desde o nascimento até os dois anos de vida. As especialidades ofertadas são em neonatologia, pediatria, genética médica, cirurgia pediátrica, neurologia, cardiologia, oftalmologia, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, nutrição e enfermagem.
Para a superintendente da MNSL, Lourivânia Prado, o serviço do ambulatório é de suma importância, pois oferece em um único espaço toda a assistência interdisciplinar que a criança necessita.
Já para a gerente do Ambulatório de Seguimento, Glória Barros, além de ser um local onde a equipe multiprofissional desenvolve um trabalho que traz resolutividade, é um espaço que acolhe os familiares, principalmente as mães. “Nós tentamos resgatar a esperança das mães e acolhê-las para que não se sintam sozinhas”, enfatizou.
Acolhimento
Marciele Barreto, natural de Carira, faz tratamento de toxoplasmose do pequeno João Miguel de 9 meses no ambulatório. “Eu tive meu filho na MNSL com 39 semanas, mas ele precisou ficar cinco dias internado com icterícia. Após a alta hospitalar, ele foi encaminhado para fazer o tratamento aqui. Todos os meses eu venho e gosto muito do atendimento médico”, frisou.
Rose Maciel, de Santo Amaro das Brotas, teve o segundo filho, Victor Hugo, na MNSL, pois ela é hipertensa e o bebê corria riscos. Ele nasceu com 33 semanas de gestação, há quase dois meses, e desde a alta hospitalar que ele faz tratamento no ambulatório. “A pediatra daqui identificou que ele tinha uma hérnia inguinal, fez o encaminhamento e ele já foi operado na MNSL. Hoje eu vim para fazer a avaliação dele, foi tudo muito rápido”, ressaltou
Fotos: Ascom SES
O post Saúde oferece serviço especializado e acompanhamento aos recém-nascidos de alto risco apareceu primeiro em Saúde.