Saúde orienta que tutores levem os cães e gatos para serem imunizados contra a raiva

A vacina antirrábica é a única maneira de prevenir a raiva e manter os pets saudáveis. Desta maneira é fundamental a imunização dos cães e gatos a partir do terceiro mês de vida. A Vacinação Nacional Antirrábica está em curso em Sergipe desde o dia 12 de outubro, e segue até o dia 26 de novembro. A meta de cobertura é a vacinação de 350 mil animais.

A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é que os tutores dos cães e gatos levem os animais para serem imunizados contra a enfermidade (raiva). “A vacina é de suma importância porque é a forma mais eficaz de prevenir a doença entre os animais e não transmitir para o ser humano. Sergipe vem seguindo os índices de no mínimo 80% como meta, e essa cobertura vacinal está sempre sendo alcançada. Esperamos que nesta campanha a meta seja alcançada”, reforça a técnica do Programa Estadual de Controle da Raiva, Ana Paula.

Todos os municípios já iniciaram a imunização e estão divulgando os pontos de vacinação e horário em suas redes sociais e demais meios de comunicação. Conforme a área técnica da SES, cada município tem autonomia para traçar estratégias de vacinação, a exemplo da imunização domiciliar.

A recomendação é que no dia da vacinação os cães estejam com coleira e os gatos devem estar presos, em caixas de transporte apropriadas para evitar a fuga. Além disso, os animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira.

O post Saúde orienta que tutores levem os cães e gatos para serem imunizados contra a raiva apareceu primeiro em Saúde.