Atualmente, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde monitora as emergências da Covid-19 e MonkeyPox, além de surto e agravos inusitados.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/DVS), realizou nesta sexta-feira, 10, a primeira Reunião do Comitê de Monitoramento de Eventos (CME). O CME tem a finalidade de manter a regularidade das discussões técnicas e das tomadas de decisão pela SES e Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) frente às emergências em saúde pública, a fim de reunir informações atualizadas sobre os eventos de saúde pública em monitoramento.
Segundo a coordenadora do Cievs, Daniela Cabral Pizzi Teixeira, a reunião tem o intuito de discutir os eventos em saúde pública que ocorrem em Sergipe. “Realizamos no dia de hoje a reunião inaugural do CME com a apresentação do órgão colegiado, seu regimento interno e portaria de criação, além do trabalho desenvolvido pelo CIEVS Sergipe”, explica a coordenadora.
“O CME é composto por diversas áreas da SES, como Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Vigilância em Saúde Ambiental, Atenção Primária à Saúde, Atenção Hospitalar e Urgência e Conselho Estadual de Saúde”, complementa Daniela Pizzi.
O Cievs é um setor estratégico articulado, cujo escopo é monitorar, identificar sobre os riscos e potenciais emergências em saúde pública para viabilizar uma resposta coordenada, adequada e integrada em tempo oportuno. Atualmente, o Cievs monitora as emergências da Covid-19 e MonkeyPox, além de surto e agravos inusitados.
Fotos: Flávia Pacheco
O post Saúde promove a primeira reunião do Comitê de Monitoramento de Eventos em saúde pública apareceu primeiro em Saúde.