O objetivo foi reforçar a importância do compartilhamento de informações para aprimorar o monitoramento de doenças como Covid-19, dengue, tuberculose, hanseníase e infecções sexualmente transmissíveis
Visando aprimorar as ações de Vigilância em Saúde em Sergipe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), realizou nesta terça-feira, 25, a Reunião da Gestão de Vigilância em Saúde. O evento reuniu coordenadores municipais para alinhar diretrizes e qualificar o monitoramento de doenças no estado.
O encontro reforçou a importância do compartilhamento de informações para aprimorar o monitoramento de doenças como Covid-19, dengue, tuberculose, hanseníase e infecções sexualmente transmissíveis. Com a integração entre os municípios e o estado, a Vigilância em Saúde segue fortalecida para enfrentar desafios e promover a qualidade dos serviços prestados à população sergipana.
O diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, destacou a importância do encontro como um espaço de planejamento conjunto entre os gestores municipais e estaduais. “Discutimos as principais diretrizes da vigilância, organizamos fluxos e fortalecemos a preparação para situações de emergência. Nosso objetivo é garantir uma vigilância ativa, com dados qualificados e uma rede integrada”, afirmou.
A gerente de Endemias da SES, Sidney Sá, ressaltou que a troca de gestão nos municípios exige atualização constante das equipes. “Com as mudanças, novos coordenadores e técnicos assumem as funções. Esse momento é essencial para que estejam informados sobre protocolos e diretrizes de notificação compulsória, especialmente em períodos de alta incidência de doenças como dengue”, explicou.
Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Cedro de São João, Marília Freire, a reunião permitiu maior aproximação entre os municípios e a gestão estadual. “Compreender o fluxo da vigilância epidemiológica e a importância da qualidade dos dados é fundamental para atender às necessidades de cada região. Além disso, essa troca de experiências permite que boas práticas sejam replicadas entre os municípios, fortalecendo a estratégia de saúde”, destacou.
Fotos: Nucom Funesa
O post Saúde promove encontro para fortalecer Vigilância em Saúde nos municípios sergipanos apareceu primeiro em Saúde.