Saúde reúne profissionais e pacientes pela Luta Antimanicomial

Todo cidadão tem o direito fundamental ao cuidado em liberdade

Pinturas, bordados, artesanatos, danças e músicas são resultados dos serviços ofertados pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Visando retirar os pacientes de hospitais psiquiátricos, esses centros fazem com que os usuários não fiquem internados em manicômios, possam viver em sociedade praticando atividades lúdicas e fazendo a ressocialização desses cidadãos. Para que temas como este sejam cada vez mais discutidos, a SES realizou, na manhã desta quarta-feira, 31, um seminário em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio. 

A pauta ressalta que todo cidadão tem o direito fundamental ao cuidado em liberdade, bem como o direito de viver em sociedade. Os temas das palestras foram: ‘A reabilitação psicossocial: arte, cultura, geração de trabalho e renda’ e sobre o ‘Cuidado com a rede, território e saúde mental, reforma da reforma’. Por meio da Lei nº 10.216 de 6 de abril de 2001, também conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, foi instituído um novo modelo de tratamento aos transtornos mentais no Brasil.   

A assessora técnica da diretoria de Atenção Especializada à Saúde, a enfermeira Luciana Alves ressaltou que “a partir da Reforma Psiquiátrica, fomos construindo uma Rede de Atenção Psicossocial reforçada, que ajuda os pacientes neste verdadeiro processo de libertação. Os Caps possuem um grande significado na vida dessas pessoas, pois elas não ficam mais presas, eles passam a descobrir a arte e tirar o foco dos picos de agitação”. 

Além de reduzir várias internações psiquiátricas, o Caps minimiza o sofrimento familiar e cuida do paciente junto com sua família. Segundo o médico e fundador das residências terapêuticas, Messias Cordeiro, esse trabalho envolve profissionais, familiares e usuários, com o intuito de mudar a realidade do atendimento à saúde mental. “O cuidado mental não se resume a hospital psiquiátrico, ambulatório e remédio. Por isso, no evento de hoje, com vários setores da saúde, temos o objetivo de celebrar a luta antimanicomial”, declarou. 

O post Saúde reúne profissionais e pacientes pela Luta Antimanicomial apareceu primeiro em Saúde.