Em um ano tão desafiador para a gestão pública como foi 2021, a preocupação com a transparência das informações e gastos públicos foi uma prioridade da Secretaria de Estado da Saúde.
O principal canal de comunicação com a sociedade é o site da SES onde estão reunidas todas às informações sobre transparência. Desde o inicio da pandemia, a página https://todoscontraocorona.net.br/ foi criada para trazer todas as informações relacionadas à Covid-19 e a vacinação em Sergipe. No espaço é possível ter acesso aos boletins diários sobre a doença no estado e acompanhar também a evolução do processo de vacinação. Os boletins diários são distribuídos para a imprensa local e amplamente publicizados nas redes sociais da SES e do governo do estado.
Na página também e possível acessar os boletins epidemiológicos e genômicos mais completos, protocolos sanitários, decretos, informações sobre áreas técnicas, rede de atenção à saúde e notícias produzidas pela Assessoria de Comunicação da SES. Tudo detalhado para que o cidadão e a imprensa de todo o Brasil tenha acesso às informações precisas sobre a pandemia no Estado.
Prestação de contas na Alese
Outra ação importante relacionada à transparência foi à prestação de contas que a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, fez na Assembleia Legislativa quadrimestralmente relacionando todos os gastos da saúde e respondendo a questionamentos dos deputados. Foram apresentadas informações referentes à execução orçamentária; receitas, inclusive das fundações; investimentos; e os dados da produção ambulatorial, hospitalar, oncológica e especializada, bem como das Centrais de Transplante e de Urgência.
“Essa é uma oportunidade relevante para mostrar como estão sendo utilizados os recursos públicos. Sabemos da nossa responsabilidade, e buscamos apresentar com transparência, de forma a não deixar dúvidas, para os deputados e a sociedade. E esse detalhamento faz uma diferença,” explica a secretária Mércia Feitosa.
Ranking de transparência
Sergipe segue avançando como ‘Alto’ no nível de transparência com os recursos públicos utilizados no enfrentamento ao novo coronavírus. É o que aponta o ranking do Índice de transparência da Covid-19, divulgado pela ONG Open Knowledge Brasil. Na pesquisa, Sergipe é o 2º no Nordeste e o 5º estado mais transparente do Brasil.
A organização, que avalia o conteúdo, a granularidade e o formato das informações divulgadas da doença, classifica de 0 a 100 pontos os estados brasileiros, e Sergipe aparece com 88 pontos, oito pontos a mais que a última avaliação, divulgada no dia 17 de junho.
O Índice de Transparência da Covid-19 3.0 faz coleta de dados mensais. Os níveis de transparências são descritos por Alto, Bom, Média, Baixo e Opaco. Em maio de 2020, o Estado ocupava a 12ª classificação do ranking nacional. Na avaliação divulgada no dia 8 de setembro de 2020, pela ONG Open Knowledge Brasil, o estado já era o sexto do país.
“A transparência sempre foi prioridade em qualquer momento da nossa gestão, e no momento da pandemia, nós tivemos que aprimorar ainda mais as nossas ferramentas. Esses dados só demonstram a seriedade e a responsabilidade da gestão, no intuito de garantir o maior acesso à informação para que a população e os órgãos de controle possam acompanhar o direcionamento dos recursos, que vêm sendo empreendidos desde o início do enfrentamento ao coronavírus”, pontuou o governador Belivaldo Chagas.
O post Secretaria de Estado da Saúde prioriza a transparência na gestão da informação apareceu primeiro em Saúde.