Secretaria de Estado da Saúde realiza primeira oficina para discutir acesso a especialidades médicas

Foi abordado o novo programa de financiamento do Ministério da Saúde que tem o destaque para a atenção ambulatorial especializada no acesso de exames e consultas em Sergipe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou nesta segunda-feira, 7, a primeira oficina de ativação do Programa Mais Acesso a Especialistas (Pmae). O encontro foi conduzido pelos técnicos do Ministério da Saúde (MS) e contou com a participação da Secretaria de Estado da Saúde, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe e dos gestores municipais das regiões de saúde. 

De acordo com a diretora da Atenção Especializada, Neuzice Lima, a oficina serviu para discutir com os gestores o novo programa de financiamento do Ministério da Saúde que tem o destaque para a atenção ambulatorial especializada no acesso de exames e consultas em Sergipe. 

“Na oficina tivemos a participação tanto de representantes das regiões de saúde, secretários municipais, assim como técnicos da área de regulação e atenção especializada. A representação dos três entes federativos é importante para o fortalecimento do programa no estado, principalmente porque agora estamos na fase de atualizar o plano de Sergipe, para que possamos definir as ofertas de cuidados integrados e consequentemente o total de recursos para esses procedimentos serem executados”, explicou Neuzice Lima. 

Segundo o superintendente do Ministério da Saúde em Sergipe, Tiago Rangel, que esteve presente na oficina, o Pmae tem o intuito de fortalecer cada vez mais a saúde pública no território. “A troca de conhecimento entre o MS, os gestores, secretários municipais, juntamente com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), estabelece pensar em estratégias para que possamos promover saúde qualificada nos municípios sergipanos”, ressaltou. 

Participação dos gestores
A oficina de ativação do programa tem acontecido no país inteiro. “Estamos fechando o ciclo nas 27 unidades federativas no mês de abril com o intuito de apoiar os gestores estaduais e municipais na implantação do Programa Mais Acesso a Especialistas. Então é uma oficina de trabalho que serve para aproximar os territórios e sanar dúvidas sobre o processo de implantação do programa”, frisou a representante da equipe técnica da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Priscila Tamar.

A coordenadora da atenção especializada do município de Propriá, Márcia Melo, relatou que a participação foi fundamental para pensar em melhorias para sua cidade. “Quanto mais a gente tem acesso às oficinas e cursos, mais benefício iremos trazer para os serviços ofertados à população. Sabemos do gargalo de algumas especialidades nos municípios e o programa vem para fortalecer esse acesso com saúde qualificada”, contou.

Fotos: Mário Sousa

O post Secretaria de Estado da Saúde realiza primeira oficina para discutir acesso a especialidades médicas apareceu primeiro em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *