Secretaria de Estado da Saúde realiza treinamento de servidores para uso do Programa Tabwin

A Diretoria de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúdes (SES), através do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (CIDES) e com a parceria do NEEPS e da FUNESA, realiza nesta segunda e terça-feira, 26 e 27 de julho, o terceiro treinamento do Programa Tabwin desenvolvido pelo DATASUS para servidores que atuam nas Diretorias de Vigilância em Saúde, de Atenção Primária e de Atenção Especializada e Urgência.

Os encontros que acontecem hoje e amanhã, somam uma carga horária de 16 horas presenciais. O objetivo é qualificar os técnicos para produzirem tabulações rápidas, cálculos de indicadores, monitoramento e análise dos Bancos de Dados dos sistemas de informações em saúde, a exemplo do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Informação de Nascidos (SINASC), Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Sistema de Informações Hospitalares (SIH), Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) e outros. As capacitações estão acontecendo no laboratório de informática da UNIT, campus Farolândia, com os facilitadores Marcelo Henrique de Andrade e Eduardo Carlos Pereira dos Santos, ambos são referência estadual no uso desses programas.

De acordo com o facilitador Eduardo, o curso tem como foco abordagens relativas aos sistemas de agravo do Tabwin. Segundo ele, o Tabwin serve de base para a coleta de  indicadores nos diversos sistemas de informações em saúde que alimentam o DATASUS. “Hoje trabalhamos especificamente o sistema de agravos para Tabwin que é o SINAM e também o SIN e o SINASC. Na programação de amanhã, serão trabalhados o SIH, morbidade e comorbidade nas internações, além do SIA que é a promoção ambulatorial,  veremos indicadores relativos a esses sistemas. A proposta é ensinar às áreas técnicas da SES a capturarem os dados, calculando indicadores referentes a esses sistemas, de maneira que fiquem mais livres na hora de buscar dados focais que demandem de uma certa urgência”, explica.  

O técnico de informática, Marcelo Henrique de Andrade, complementa que o treinamento tem a finalidade de capacitar os servidores para analisar qualitativamente  os bancos de dados dos sistemas de saúde. “Vamos compartilhar como detectar inconsistências e incompletudes. A proposta é estimular análises em termos de obtermos qualidade nos dados e que as informações sejam mais reais dentro do território, tanto em nível municipal quanto estadual. Por isso, hoje vamos observar as inconsistências, fazer uma limpeza e calcular os indicadores para que a gestão possa pensar seus planejamentos”, reitera. 

Júlio César Souza Fernandes, que tem função administrativa na SES, está participando do treinamento e fala sobre as expectativas em relação ao momento formacional. “Quero obter mais conhecimento para ajudar na parte de tabulações, na obtenção de indicadores mais fidedignos, com isso podemos ajudar ainda mais a população sergipana. O tabwin é mais uma ferramenta que podemos utilizar com praticidade e agilidade para obter os resultados”, assevera o servidor. 

Giselda Melo, no planejamento na diretoria de Vigilância em Saúde da SES, relatou que duas turmas já foram treinadas nos dias 12 e 13 de julho, 19 e 20 de julho e a capacitação encerrará com a quarta turma no início do próximo mês. “Inicialmente tínhamos a previsão de um público menor, mas fizemos um levantamento e vimos a necessidade de ampliar, então, serão sessenta e quatro servidores treinados nesse momento. Ainda temos uma quarta turma programada para acontecer nos dias 02 e 03 de agosto. O Tabwin, ferramenta desenvolvida pelo DATASUS, vai ajudar os servidores a fazer o monitoramento de suas atividades no dia a dia.  A proposta é futuramente qualificar os profissionais que trabalham com sistemas de informações em saúde nos municípios sergipanos”, ressalta Giselda. 

Sobre o Tabwin

Este programa incorpora uma série de novos recursos em relação ao Tab para DOS, facilitando ainda mais o trabalho de tabulação e tratamento dos dados. O TabWin permite importar as tabulações efetuadas na Internet (geradas pelo aplicativo TABNET, desenvolvido pelo DATASUS); realizar operações aritméticas e estatísticas nos dados da tabela gerada ou importada pelo TabWin, elaborar gráficos de vários tipos, inclusive mapas, a partir dos dados dessa tabela; efetuar outras operações na tabela, ajustando-a às suas necessidades.

Para os usuários do setor Saúde, o programa facilita a construção e aplicação de índices e indicadores de produção de serviços, de características epidemiológicas (incidência de doenças, agravos e mortalidade) e dos aspectos demográficos de interesse (educação, saneamento, renda e etc) – por estado e município; o planejamento e programação de serviços; a avaliação e tomada de decisões relativas à alocação e distribuição de recursos; a avaliação do impacto de intervenções nas condições de saúde.

O post Secretaria de Estado da Saúde realiza treinamento de servidores para uso do Programa Tabwin apareceu primeiro em Saúde.