A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) e do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), realiza neste 19 de outubro, Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, dois eventos que expressam o cuidado da gestão estadual com a mulher sergipana. As capacitações são destinadas a profissionais e gestores de saúde, coordenadores de Atenção Primária, acadêmicos e residentes na área.
Com o tema central ‘A informação como instrumento de melhorias para o acesso e o cuidado’, a DAPS realiza, com o apoio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), o Seminário Estadual Saúde da Mulher, no auditório da Faculdade Pio Décimo, no bairro Jabotiana. A capacitação é voltada para gestores municipais de saúde, coordenadores de Atenção Primária e profissionais de saúde.
Serão abordados temas como Outubro rosa e sua importância para disseminar o cuidado com as mamas; A mulher e as doenças crônicas nesse grupo; e Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher: os serviços de saúde disponíveis para o cuidado da mulher sergipana.
Nas manhãs desta quarta e quinta-feira, 19 e 20, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher e a Funesa oferecem um ciclo de palestras para profissionais de saúde, acadêmicos e residentes da área, no auditório do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV).
“Outubro Rosa: cuidar é um gesto de amor” é o tema central do evento, que se desdobra em outras temáticas como Câncer de Mama tem cura! Informe-se; Câncer de colo uterino: prevenção e tratamento; Impacto na vida da mulher com câncer de mama: como sua mente pode ajudar seu corpo; Habilidades e técnicas para coleta citopatológico de colo uterino: Direitos dos pacientes portadores de câncer: e estratégias nutricionais para o tratamento do câncer de mama
O post Seminário e ciclo de palestras marcam atividades da Saúde no Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama apareceu primeiro em Saúde.