O Estado de Sergipe possui 25 polos de Academia da Saúde implantados. Para ampliar esse serviço nos municípios onde ainda é inexiste, a Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta terça-feira, 27, o Seminário Estadual de Promoção à Saúde e o Encontro Anual do Programa Academia da Saúde, no auditório da Didática V da Universidade Federal de Sergipe.
Na pauta de discussão, palestras sobre financiamento, práticas integrativas e complementares, atividade física e promoção à saúde, alimentação saudável na atividade física e outras. O objetivo do evento é fortalecer gestores e profissionais de saúde visando a promoção e prevenção a saúde, além de estimular a implantação do polo da Academia da Saúde, segundo informou a coordenadora estadual de Atenção Primária à Saúde, Maynara Franca, acrescentando que o seminário é destinado a gestores, profissionais de saúde e coordenadores da Atenção Primária à Saúde.
A implantação da Academia de Saúde é realizada através de adesão do município, que pode ser feita diretamente junto ao sistema do Ministério da Saúde ou através de emenda parlamentar. Após adesão e implantação existe o custeio do polo através da produção dos profissionais, como destacou a coordenadora estadual, salientando a importância do serviço para a população, como por exemplo aos usuários do SUS que têm problemas crônicos, como hipertensão e diabetes, além de gestantes, idosos e crianças.
“Quando a gente fala de Academia da Saúde não estamos falando somente de atividade física, mas de um local onde os usuários e os profissionais se encontram e promovem saúde. A estratégia do polo é estar dentro do território e atuar focado nas necessidades dos usuários. As academias podem trabalhar com grupos de hipertensos, de diabéticos, de crianças, gestantes e de idosos. Essas formações vão acontecer a partir das necessidades observadas nos territórios”, exemplificou.
O profissional de Educação Física da Academia de Saúde de Campo do Brito, Davi Soares Santos Ribeiro, enfatizou a importância do seminário. “Este é um momento muito oportuno para todos nós que atuamos no polo. É um espaço de interação, construção de conhecimento e de socialização entre os profissionais”, considerou ele, salientando que Campo do Brito possui um polo em atividade e um segundo em fase de implantação.
Segundo ele, desde 2015 que atua na Academia da Saúde de Campo do Brito, implantada em 2013. Informou que lá são realizadas diversas atividades físicas destinadas à comunidade, a exemplo de ginástica, dança, caminhadas orientadas, treinamento funcional, yoga e momento saúde, quando trabalhamos a educação em saúde.
Fotos: Valter Sobrinho
O post Seminário estimula promoção a saúde e implantação da Academia de Saúde nos municípios apareceu primeiro em Saúde.