O serviço conseguiu reduzir de 23 para três horas o tempo de chegada do paciente diagnosticado com infarto
Dois anos depois de implantado, a Telecardiologia do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), acumula reconhecimento por sua atenção qualificada prestada à população sergipana.
De acordo com o médico e coordenador da Telecardiologia, José Edvaldo dos Santos, são atendidos por mês uma média de 450 pacientes, sendo 15 avaliados por dia. O serviço funciona com apoio logístico à Central de Regulação de Urgência (CRU). “Quando o paciente apresenta queixa de dor torácica ou falta de ar, uma viatura do Samu 192 Sergipe é encaminhada para o local que o paciente se encontra. Assim que chegar, o médico da viatura realiza o eletrocardiograma e encaminha à Central de Regulação. O cardiologista de plantão examina e, se identificado o infarto, já orienta o tratamento adjuvante enquanto aciona a Unidade Coronariana do Hospital Cirurgia, onde a equipe de Hemodinâmica realiza a angioplastia através do exame denominado cateterismo cardíaco”, explicou o médico.
Com essa logística, a Telecardio conseguiu reduzir de 23 para três horas o tempo de chegada do paciente diagnosticado com infarto à Hemodinâmica do Hospital de Cirurgia, além de adotar uma estratégia de linha de cuidado do paciente cardiopata para toda a rede.
Doenças cardiovasculares
Nesta sexta-feira, 29, é comemorado o Dia Mundial do Coração. Em virtude da data, a SES reforça a importância da prevenção das doenças cardiovasculares, pois são consideradas uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo, sendo que a maior parte das mortes pode ser evitada ou postergada com medidas preventivas e o tratamento adequado.
Entre os principais fatores de risco das doenças cardiovasculares se destacam os maus hábitos de vida como o tabagismo, sedentarismo, consumo excessivo de sal e sódio, abuso de bebidas alcoólicas, além de diabetes, colesterol alto e obesidade. Para isso, a população deve adotar práticas preventivas como alimentação balanceada, prática regular de exercícios, além do controle do nível de colesterol e hipertensão.
Telecardiologia é destaque
Em razão do trabalho realizado, o serviço de Telecardiologia do Samu 192 Sergipe recebeu o prêmio de segundo melhor trabalho durante o Congresso Norte Nordeste de Cardiologia. “Apresentamos os dados do primeiro ano da Telecardiologia no Congresso e é uma experiência exitosa que está sendo replicada nos demais estados, garantindo cada vez mais a equidade do acesso ao serviço para os pacientes” destacou o coordenador do serviço.
Fotos: Ascom SES
O post Serviço de Telecardiologia do Samu 192 Sergipe garante celeridade no atendimento a pacientes cardiopatas apareceu primeiro em Saúde.