O controle do diabetes, do colesterol e da hipertensão arterial é fundamental para a saúde vascular
As doenças vasculares estão entre as principais causas de morte, incapacidade e anos de vida perdidos em todo o mundo. As patologias acometem as artérias, veias e vasos linfáticos e causam aneurismas, tromboses, oclusões arteriais, entre outros problemas de saúde. No Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), maior hospital público do estado, somente nos seis primeiros meses de 2023, mais de 340 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) passaram por uma avaliação vascular na Urgência e Emergência da unidade hospitalar.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), entre as principais doenças vasculares estão a Trombose Venosa Profunda (TVP), Doença Arterial Periférica (DAP), linfedema, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA), varizes dos membros inferiores e pé diabético.
Segundo o cirurgião vascular Wilson Leão, que compõe a equipe do Huse, a maioria das doenças vasculares podem ser prevenidas ou evitadas em suas formas mais graves. “As doenças vasculares são um risco para a população, podendo gerar danos à qualidade de vida dos pacientes e, em alguns casos, ser potencialmente fatal. Assim como qualquer enfermidade, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais. Por isso, é muito importante educar e orientar a população sobre as patologias vasculares, suas consequências e a necessidade de consultar o médico vascular”, explicou.
O especialista destaca um dos grandes vilões para a saúde vascular. “O cigarro é um dos maiores inimigos da circulação, promove alterações nas paredes arteriais, levando ao depósito de colesterol e consequente obstrução. Por isso, evitar o tabagismo é fundamental para a saúde vascular”, salientou.
Um dos principais cuidados para diminuir a incidência de doenças vasculares é a promoção de hábitos saudáveis. “Uma dieta equilibrada, o controle do peso, a hidratação adequada e a atividade física regular são os pilares para uma excelente saúde vascular. Além disso, o controle de diabetes, do colesterol e da hipertensão arterial também traz benefícios enormes para minimizar o impacto de doenças vasculares graves como os aneurismas, arterites, tromboses arteriais, entre outras”, concluiu Wilson Leão.
Fotos: Flávia Pacheco
O post SES chama atenção para a importância dos cuidados com a saúde vascular apareceu primeiro em Saúde.