O encontro abordou o fortalecimento do serviço de Patologia do Trato Genital Inferior
Com o objetivo de seguir os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir com a qualificação dos profissionais da área, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Especializada à Saúde, promoveu na manhã desta terça-feira, 10, a “Capacitação para profissionais da Atenção Primária Saúde (APS) para o fortalecimento do serviço de Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI)”, que tem por finalidade qualificar as equipes para identificação precoce de lesões do PTGI, contribuindo para prevenção e diagnóstico precoce do câncer e tratamento.
A ação que faz parte da programação da campanha do Outubro Rosa ocorreu no auditório do Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV). A iniciativa foi planejada pela Coordenação Estadual de Atenção Ambulatorial Especializada (CEAA) e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), com apoio da Fundação Estadual da Saúde (Funesa).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais comum de câncer entre as mulheres na América Latina e no Caribe. A cada ano, mais de 72 mil mulheres são diagnosticadas com câncer cervical e mais de 34 mil morrem por esta doença nas Américas.
De acordo com a gerente de Atenção Ambulatorial Especializada, Maynara Franca, o Serviço de PTGI é ofertado no Caism de segunda sexta-feira diagnosticando e acompanhando pacientes com problemas relacionados às patologias vulvares, vaginais, anais e do colo uterino e está disponível para as usuárias dos 75 municípios do estado. “Acreditamos que a estratégia de capacitar os profissionais permitirá a troca de experiências e as dúvidas do cotidiano poderão ser sanadas, tornando-se uma oportunidade para os profissionais de ofertar um atendimento de excelência às pacientes, contribuindo para construção de diferencial de atuação em serviço”, explicou a gerente.
Para a enfermeira que participou do evento, Mayra Suzana, a capacitação servirá para que os profissionais adquiram mais conhecimentos na área. “Eu trabalho fazendo os agendamentos do PTGI, então, pra mim é muito importante sanar algumas dúvidas e ter um maior entendimento para facilitar ainda mais o processo do direcionamento das pacientes. Além do mais, fico muito feliz de participar, pois é um momento também que reencontro as antigas colegas de trabalho”, frisou a enfermeira.
Fotos: Flávia Pacheco
O post SES promove capacitação para profissionais da Atenção Primária com foco na saúde da mulher apareceu primeiro em Saúde.