A Secretaria de Estado da Saúde, numa parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe, começou a executar nesta quarta-feira, 28, um cronograma de treinamento de brigadas de incêndio que irão atuar nas unidades hospitalares da rede estadual. A primeira turma de brigadistas é composta por trabalhadores do Banco de Leite Marly Sarney, Ambulatório Maria Creuza de Brito Figueiredo e Hospital da Criança que será inaugurado no mês de agosto.
“Esse é o primeiro treinamento de brigada de incêndio da rede estadual hospitalar. Cada unidade terá a sua brigada formada, a primeira está treinada hoje aqui no hospital da Criança. E as demais serão constituídas em unidades que que possuem sistemas de combate a incêndios instalado e funcionando: Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CERIV), Hospitais Regionais de Propriá, Estância e Nossa Senhora da Glória. O cronograma de formação de brigadas nessas outras unidades hospitalares está sendo ajustado,” explica Carlisson Souza da Silva, técnico de segurança do trabalho que presta serviço para toda a rede hospitalar do estado.
As ações formativas foram pensadas e estão sendo executadas numa cooperação técnica entre dois setores da SES, o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e o setor de Infraestrutura e projetos. Adriano Matheus integra a Gerência de Infraestrutura da Secretaria e destaca que esse projeto vem sendo planejado há alguns anos. “Em 2017 elaboramos o projeto, em 2019/2019 aconteceu a aprovação e neste ano foram instalados todos os sistemas de proteção, combate a incêndio e pânico. Hoje todo o sistema de detecção, de hidrantes, alarmes sonoros estão funcionando plenamente. Essa fase do treinamento é a etapa final do sistema de prevenção das unidades, ela garante a certificação e o alvará de funcionamento, o que reforça a relevância de ter o Sistema de Incêndio operando”, salienta.
As brigadas de incêndio estão sendo compostas por servidores lotados nas unidades de saúde. E para integrar a equipe é preciso passar por uma formação teórico-prática como a que ocorreu nos turnos da manhã e tarde no Hospital da Criança. Os facilitadores do treinamento foram os Subtenentes do Corpo de Bombeiros de Sergipe, Nunes e Marinho. Na primeira parte da capacitação, o Subtenente Nunes abordou a legislação da brigada, noções de primeiros socorros às vítimas como: fraturas, desmaio, engasgo etc.
Na parte da tarde, Luiz Marcos Cunha Marinho (Subtenente Marinho) deu ênfase às questões de combate à incêndios. “Agora a tarde a brigada vai aprender sobre manuseio da mangueira, aduchamento de mangueiras, como retirar a água, formas combater princípios de incêndio com os diferentes tipos de extintores, ou seja, de água, de gás e de pó”, reiterou o representante do Corpo de Bombeiros.
Para Everaldo Torres da Hora, que é Vigilante no Ambulatório Maria Creuza de Brito Figueiredo, foi um dia com muitos aprendizados relevantes para a função que executa. “ Aprendi as formas corretas de combater incêndios e usar os equipamentos de maneira ideal. Hoje com toda essa formação eu me sinto capacitado para agir quando for necessário. Achei a iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde muito interessante e importante, espero que outras pessoas possam ser formadas também para saberem agir em eventuais momentos de sinistros”, compartilhou o servidor.
Fotos: Flávia Pacheco
O post SES treina a primeira brigada de incêndio da rede de saúde apareceu primeiro em Saúde.