O grupo fidelizado ‘Jovens Atuantes’ de Aracaju colaborou com o serviço de doação de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A ação nesta terça-feira, 27, tem como finalidade promover a conscientização sobre a importância social do ato de doar sangue.
Na sala de Coleta, Ariel Menezes e Mariane Karine, junto com outros colegas realizaram mais uma doação de sangue. “É uma alegria poder retornar e ajudar a salvar vidas”, resumiram eles.
Segundo a gerente de Coleta, enfermeira Florita Aquino, apesar dos esforços de grupos como o Jovens Atuantes, o Hemocentro ainda não recebe doações suficientes para equilibrar os estoques. “Temos um déficit que varia de 40% a 50%, ao mês”, lembrou.
Ela segue relatando que a gerência de Captação vem recebendo o contato de líderes de grupos, para buscar informações sobre os procedimentos para agendamento de campanhas. “Ainda assim, o Hemose realiza em média 50 a100 doações ao dia, quando o ideal seria, 120 doações para manter os estoques em níveis adequados” , justificou a enfermeira.
Para doar sangue o cidadão deve está bem de saúde, sem sintomas de gripe ou resfriado. Ter idade entre 16 a 69 anos, peso superior a 50 quilos e apresentar documento de identidade original com foto válido em todo território nacional – Carteira de identidade, de trabalho ou de habilitação. Informações sobre o serviço e agendamento para doação através dos telefones: (79)3225-8039, 3259-3174 e 99191-2977.
O post Voluntários da ação solidária ‘Jovens Atuantes’ doam sangue apareceu primeiro em Saúde.