A ferramenta tem como foco facilitar o acesso à aprendizagem para os profissionais da área
Com o cenário digital em constante avanço, as webpalestras têm se consolidado como uma ferramenta essencial para promover a flexibilização no acesso a diversos temas. O Núcleo Telessaúde Sergipe, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e com o apoio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), oferece webpalestras para capacitar profissionais de diferentes regiões, permitindo o acesso a conteúdos especializados e disseminando novas práticas em saúde coletiva.
Além de democratizar o acesso à informação, as webpalestras contribuem para a formação continuada, o aprimoramento técnico e o fortalecimento das redes de atenção à saúde, especialmente em locais onde o deslocamento físico é um desafio. Em 2024, foram realizadas cerca de 30 webpalestras, com mais de quatro mil participantes de 149 municípios brasileiros e 24 estados.
A assessora técnica do Telessaúde Sergipe, Stephannie Andrade, explica que as webpalestras abordam temas diversos da saúde, com o objetivo de capacitar profissionais para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Convidamos especialistas renomados para compartilhar seus conhecimentos com novos profissionais ou aqueles que ainda estão se adaptando às práticas de saúde pública e atenção primária. Também trazemos palestrantes de fora do estado, ampliando a participação e o compartilhamento de experiências”, afirma.
Para o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, a educação permanente que alcance uma grande parcela do público é um desafio. “Temos muitos momentos de capacitações presenciais, mas isso limita o número de participantes. No setor da Vigilância em Saúde, por exemplo, há mudanças de protocolos e a necessidade de falar dessas atualizações de forma capilarizada em todos os municípios. A webpalestra nos dá a oportunidade de levar uma mensagem mais rápida a todo o estado e, às vezes, até para pessoas de outras regiões. O nosso grande objetivo é sempre chegar ao maior número de pessoas, com uma mensagem objetiva, seja de um novo protocolo ou de uma atualização”, destaca.
As webpalestras são planejadas, integrando as ações anuais da saúde, envolvendo temas que precisam ser trabalhados com as equipes de profissionais da área, como da atenção à saúde, vigilância e gestores. “Pensamos em temas que precisam ser abordados e que a webpalestra daria conta, por ser um processo mais rápido. Durante o ano, surgem intercorrências, como atualizações de protocolos, surtos ou riscos de epidemia, que nos levam a sugerir novas webpalestras. Temos temas regulares, que exigem atualização constante das equipes, mas também estamos abertos às demandas do território e à necessidade de eventos extras para tratar de assuntos não previstos”, finaliza Marco Aurélio Góes.
As webpalestras acontecem em tempo real e ficam disponibilizadas no canal oficial do YouTube Telessaúde Sergipe, que podem ser assistidas pelo público interessado pelas temáticas da área de saúde.
Fotos: Nucom Funesa
O post Webpalestras contribuem para debates sobre temas em saúde pública de Sergipe apareceu primeiro em Saúde.