O Colegiado Interfederativo Estadual (CIE) realizou na tarde desta sexta-feira, 16, a última reunião de 2022 com clima de retrospectiva das ações, confraternização de fim de ano e despedida da gestora da Saúde Estadual, Mércia Feitosa, à frente da pasta.

Na oportunidade, a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, reforçou a união entre Estado e municípios como fator primordial para o fortalecimento do SUS.

“Só quem ganhou com todo esse processo de construção coletiva foi o SUS Sergipe, como estado reconhecemos que precisávamos avançar mais e no diálogo sempre generoso e construtivo com os gestores, conseguimos fazer uma gestão de resultados. Como registro dessa fase de evolução , estaremos entregando uma revista da Saúde, cuja a capa é “Superação em meio a uma pandemia”, porque nós podemos dizer que avançamos muito, mesmo durante uma fase de tanto sofrimentos, angústia e medo.”, expressa Mércia Feitosa, Secretária de Estado da Saúde.

A secretária também apresentou os resultados de sua gestão, alguns deles conquistados a partir de pactuações com os 75 municípios de Sergipe, no espaço de debates do Colegiado .

A Secretária executiva do CIE, Áurea Torres, falou das pautas discutidas com perspectivas de execução na próxima gestão estadual. “Ao longo dos dois últimos anos, tivemos um crescimento muito grande, no sentido de governança, por meio deste colegiado, afinal, o CIE é um espaço no qual discutimos todas as políticas de saúde dentro do estado de Sergipe, sua aplicabilidade e sobre investimentos. Hoje em nossa pauta, temos duas grandes evoluções que são as atualizações do plano da rede da pessoa com deficiência e da rede psicossocial, ou seja, duas redes crescentes e com necessidades específicas, que precisam ter mudanças em nível de estrutura. Vamos continuar trabalhando para que possamos solicitar habilitações, qualificações e recursos que deverão ser aplicados nessas redes”, relata.

Salviano Mariz, secretário executivo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), afirma que o momento é celebrativo, porém, deixa encaminhamentos importantes para o próximo ano. “Geralmente nesse período de dezembro fazemos uma confraternização com todos os secretários e uma retrospectiva, a exemplo do 8° Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde que aconteceu de 03 a 05 de novembro deste ano. Além disso, vamos entregar uma carta de reivindicações dos secretários municipais ao próximo governo de Sergipe”, expôs o representante do Cosems/SE.

O post Avanços do Sistema Único de Saúde de Sergipe foram destaque da última reunião de 2022 do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE) apareceu primeiro em Saúde.