Este ano, o tema do bloco foi a prevenção à sífilis, uma infecção bacteriana que acomete adultos e crianças

Com muita animação e alegria, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) marcou presença em mais uma edição da maior prévia carnavalesca de Sergipe, o Pré-Caju 2023. No Bloco da Prevenção, os foliões participaram da ação educativa e pularam ao som do frevo para chamar a atenção para a importância do engajamento da população na prevenção à sífilis. 

Este ano, o tema foi a prevenção à infecção bacteriana que acomete adultos e crianças. Com a mensagem ‘Sífilis, um perigo que está se espalhando – Proteja-se’, o bloco desfilou, na tarde deste sábado, 4, na Orla da Atalaia, onde foram distribuídas camisinhas, divulgadas as informações do autoteste, bem como da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV. 

O Bloco da Prevenção foi criado na década de 1990 e tem o objetivo de estimular atitudes de solidariedade da população, além de orientar e chamar a atenção para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como é o caso da sífilis.  Assim, as doações de leite em pó coletadas por meio da troca do abadá serão destinadas à Associação Bom Samaritano, voltada à assistência a beneficiários que vivem com HIV/Aids.

O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, participou do bloco e ressaltou a importância da ação educativa. “Ações como essa são extremamente necessárias, principalmente em festas em que a exposição às infecções sexualmente transmissíveis pode aumentar naturalmente. Por isso, a Saúde vem empenhada para monitorar os casos, a fim de que as pessoas brinquem de forma segura e consciente”, destacou o secretário. 

O técnico do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SES, Almir Santana, explica que a sífilis é curável e é causada pela bactéria Treponema Pallidum, que pode ser transmitida por relação sexual sem uso de preservativo com uma pessoa infectada ou por meio da transmissão vertical, que ocorre quando a criança é infectada durante a gestação ou parto (sífilis congênita). 

O médico ainda salienta a importância de trabalhar os temas nos grandes eventos, a exemplo do uso do preservativo. “O nosso Bloco da Prevenção contou com uma banda de frevo e é o primeiro com este objetivo no país, que aproveita uma grande festa popular para divulgar a prevenção. Cada ano o bloco foca num tema ligado às ISTs”, disse Almir Santana. 

Para o folião e secretário executivo da SES, Vinícius Vilela, o Bloco da Prevenção é uma oportunidade de conscientizar as pessoas de forma descontraída. “Estamos na maior prévia carnavalesca e nada melhor que falarmos da assistência que a Saúde trouxe para uma festa tranquila e segura”, contou.

Já a farmacêutica Keilla Oliveira curtiu o bloco da prevenção e chamou atenção para o fato de que a sífilis que pode ser evitada. “Acredito que essa forma de conscientização é a maneira mais eficaz de divulgar a prevenção da doença e, consequentemente, informar a importância do autoteste e o uso de preservativos durante a relação sexual”, salientou.

A técnica de enfermagem Maria Isabel Barreto destacou que, além de muita alegria, o bloco aborda temas fundamentais. “É a primeira vez que venho e estou superfeliz em participar de um bloco com uma causa tão importante: orientar as pessoas”, reforçou. 

Samu 192 Sergipe

Para garantir a segurança aos foliões, foram disponibilizados cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, enfermeiro supervisor e estagiários.  Durante o evento, estão disponíveis quatro postos de comando para a assistência pré-hospitalar na Orla da Aracaju com viaturas e equipes preparadas para atender qualquer tipo de incidente que venha a ocorrer. 

Um dos postos de comando estará instalado na concentração da folia e contará com uma dupla de motolâncias. O posto de comando dois ficará próximo aos Arcos da Orla e terá uma Unidade de Resgate (UR do Corpo de Bombeiros Militar com a tripulação do Samu 192 Sergipe) à disposição do público. O posto de comando três, que será fixado próximo ao Camarote Aju, será composto por uma Unidade de Suporte Avançado (USA), enquanto o posto do comando quatro estará próximo ao Hotel Del Mar e contará com uma Unidade de Resgate do CBMSE e uma dupla de motolâncias.

A médica da Unidade de Suporte Avançado (USA), Luísa Lázaro, ficou responsável pela equipe do Samu 192 Sergipe. “Estamos dando suporte ao posto médico para aqueles pacientes que precisam de atendimento. Estamos fazendo uma ação conjunta com o Corpo de Bombeiros para atender da melhor forma”, salientou.

Fotos: Flávia Pacheco

O post Bloco da Prevenção leva animação e ação educativa para o Pré-Caju 2023 apareceu primeiro em Saúde.