Brilho no olhar e sorriso no rosto de quem atende e de quem é atendido. Foi assim que a paciente Kátia Maria dos Santos, recebeu, nesta terça-feira, 06, sua Prótese Parcial Removível (PPR), em uma entrega realizada pelo Centro de Especialidade Odontológica (CEO) João de Andrade Garcez, em São Cristóvão, unidade administrada pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa). A colocação de uma protése foi motivo de muita alegria e prova do fortalecimento e compromisso da saúde estadual com a população sergipana. 

A Prótese Parcial Removível (PPR) é um aparelho protético que substitui os dentes naturais perdidos em arcadas, nas quais ainda permanecem alguns dentes naturais, ou seja, onde há perda parcial de dentes. É chamada de removível porque pode ser retirada pelo portador no momento em que ele desejar. Foi nítida a satisfação e a alegria de poder voltar a sorrir da paciente Kátia, que aguardava por esse momento e encontrou novamente a autoestima que tanto desejava. “Estou me sentindo muito feliz. Estava muito ansiosa, mas deu tudo certo. Só tenho a agradecer a todos vocês por esse serviço, a doutora e todos daqui da unidade estão de parabéns. Agora vou voltar a sorrir”, destacou a paciente. 

A retomada dos serviços de prótese no CEO de São Cristóvão é motivo de orgulho entre todos os profissionais, a exemplo da odontóloga protesista Isabelle Moura, que realizou o atendimento.  “Retornamos com força total. Hoje foram entregues e colocadas duas próteses parciais removíveis. No caso desta paciente, ela ainda tinha unidades dentárias e todo o tratamento foi feito aqui, como extração, restauração e, por fim, a reabilitação oral, que foram as entregas dessas duas próteses: superior e inferior”, ressaltou.

A profissional também afirmou que realizar esse serviço é uma satisfação muito grande, pois muitas vezes, ao iniciar um processo de tratamento de remoção das unidades dentárias do paciente e informar que ele(a) vai perder os dentes, é muito doloroso, a exemplo do caso da Kátia. “Ela ficou muito triste em saber que perderia as unidades dentárias, então quando dei a notícia de que ela iria ter de volta os seus dentes, vi a emoção e o brilho no olhar dela. Isso é o que faz o nosso trabalho valer a pena”.

Atendimento qualificado

Atualmente são dois CEOs que ofertam serviço de prótese: o de São Cristóvão e o de Propriá. Para a assessora da Coordenação dos Centros de Especialidades Odontológicas (COCEO) da Funesa, Willianne Barreto, esse tipo de serviço ofertado pelo CEO faz parte de um fluxo que envolve bastante planejamento para a sua execução
Nessas unidades, o fluxo ocorre com a chegada do usuário, encaminhado através de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). “Aqui no CEO ele é acolhido pelos nossos profissionais, passa por um especialista em prótese, que analisa quais os procedimentos necessários para atender a demanda do paciente, se no caso será feita a realização de uma prótese total ou parcial. Assim, o nosso laboratório credenciado faz a moldagem e depois os ajustes para que essa prótese seja entregue de forma eficaz”, explicou Willianne. 

O post Centro de Especialidade Odontológica realiza serviço de prótese dentária e proporciona autoestima à paciente apareceu primeiro em Saúde.