O Centro de Nefrologia Dr. Lucilo da Costa Pinto, unidade localizada no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), oferece assistência qualificada a pacientes com insuficiência renal aguda. De janeiro a setembro deste ano, foram realizadas 6.400 sessões, entre hemodiálise e diálise peritoneal. Um serviço que já atendeu a mais de 1.116 pessoas que necessitam do tratamento.
Para a enfermeira, Kelli Lencine, o serviço de nefrologia do Huse é de extrema importância, pois presta atendimento nefrológico de qualidade, por nefrologistas capacitados e com expertise na área, praticando uma abordagem individualista, atendendo a cada paciente em suas necessidades individuais, não somente para a população do estado Sergipe, mas também as populações de cidades que fazem divisa com nosso estado, como Bahia e Alagoas.

“A situação da doença renal é uma questão de saúde pública, então, nada mais justo e acessível para a população que seja realizado pelo SUS, através do seu maior polo no estado, o Huse. Para complementar este cuidado, o centro de nefrologia conta com uma equipe de enfermagem capacitada para pôr em prática com segurança e qualidade qualquer modalidade de terapia renal substitutiva, visando as necessidades individuais de cada paciente, máquinas com sistema de segurança adequados e insumos para proporcionar uma diálise com eficácia, colocando em prática o verdadeiro cuidado,” afirmou.

Marivaldo dos Santos, morador do bairro Industrial, em Aracaju, realiza o tratamento há mais de dois meses, com três sessões de hemodiálise por semana. “Esse tratamento é importante para mim, sou muito bem tratado pelos médicos e enfermeiros, são ótimos, alegres e está tudo bem, graças a Deus. A minha missão, é seguir a vida”, disse.
Foto: Valter Sobrinho

O post Centro de Nefrologia do Huse realizou mais de seis mil sessões de hemodiálise apareceu primeiro em Saúde.