O Centro Especializado em Reabilitação – José Leonel Ferreira Aquino – CER IV, completa um mês de atendimentos à população com deficiência do estado de Sergipe. Para celebrar os resultados positivos destes primeiros trinta dias, a equipe do centro fez uma pequena comemoração com os colaboradores da unidade de saúde.

“Gratidão é o que nos define enquanto equipe CER IV. Neste primeiro mês de acolhimento à população sergipana, conseguimos ter 352 usuários agendados por meio do sistema de regulação. O atendimento no CER IV não é porta-aberta, funciona através do encaminhamento do usuário nas Unidades Básicas de Saúde, então, consideramos significativo o número de casos que foram avaliados por nossa equipe, que é multidisciplinar e vem sendo treinada rotineiramente para as demandas inerentes aos quatro tipos de reabilitação que ofertamos”, compartilha com satisfação a coordenadora do CER IV, Sayonara Carvalho.

É importante relembrar que o objetivo do CER IV, é promover cuidados em saúde que melhorem a qualidade de vida das pessoas com deficiência, oportunizando o acesso à reabilitação física, auditiva, visual, intelectual e transtorno do espectro autista (TEA). A coordenadora reforça que faz parte dos serviços oferecidos: apoio diagnóstico, atendimento individual, terapias em Grupo, prescrição de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, orientação, acompanhamento familiar, dentre outros.

Para a gestora do centro, as respostas dos usuários em relação aos serviços mostram que a equipe CER IV está no caminho certo. “Quando a gente tem o retorno dos usuários sobre a forma humanizada com que trabalhamos, isso é muito gratificante. Temos muitos relatos de pessoas que afirmam ser um sonho ter suas demandas acolhidas aqui no CER IV por essa equipe de trabalhadores”, narra Sayonara.

Essa fala da coordenadora está de acordo com as impressões de Indianara Almeida, mãe de Yara Sophia. A pequena usuária nasceu com microcefalia e tem passado por processos de avaliação no CER IV. “Ela passou recentemente por uma pré-avaliação na fonoaudiologia, a equipe vai trabalhar de acordo com a necessidade da minha filha: a fala, deglutição e outros aspectos relacionados à alimentação. Além disso, espero que possamos melhorar a questão da postura cervical, controle de tronco… Com certeza vai ajudá-la muito no seu dia a dia, estou muito satisfeita com o acompanhamento que estamos tendo”, reforça a usuária.

“Enquanto gestão da SES, nós compreendemos que fazemos parte de um projeto no qual a humanização é a essência. Vamos sempre ter como premissa básica, a garantia de direitos das pessoas com deficiência. Não há dúvidas que conseguiremos implantar uma nova forma de fazer reabilitação no estado, ou seja, por meio de avaliação multidisciplinar realizada por uma equipe interdisciplinar, o que só qualifica ainda mais o nosso SUS Sergipe”, expõe a coordenadora do CER IV.

O post CER IV completa um mês de atendimentos às pessoas com deficiência apareceu primeiro em Saúde.