O Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), é um equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que presta assistência qualificada a pessoas com deficiências. Estes usuários são acompanhados por uma equipe multiprofissional, com um quadro de assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médicos especialistas, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional.

“Dos serviços que o CER IV oferece aos seus usuários, dentre eles estão as reabilitações, as terapias individuais, as terapias em grupos e as oficinas. Temos também a nossa hidroterapia, temos a Atividade de Vida Diária, temos as fisioterapias cardiorespiratórias, fisioterapia neurológica, fisioterapia ortopédica, brinquedoteca, que é um recurso terapêutico, temos os nossos consultórios”, salientou a coordenadora do CER IV, Janaína Cavalcante.

O serviço é voltado à reabilitação de todos os tipos de deficiência: física, auditiva, intelectual, Transtorno do Espectro do autismo e ostomizado. Para ter acesso ao equipamento, o paciente precisa ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município que reside, levando a documentação necessária (RG, cartão SUS e comprovante de residência). Após passar por esse processo inicial, caso precise, o usuário será encaminhado ao Centro.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quarta-feira, 21, a referência da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência da SES, Alynne França, enfatiza que o objetivo da data é conscientizar sobre a importância do desenvolvimento dos meios de inclusão para a pessoa com deficiência. De acordo com a referência, a pouco tempo a ideia de inclusão estava ligada apenas à oferta de saúde e educação, entretanto essa visão mudou completamente e, atualmente, há uma compreensão que a inclusão perpassa por todos os ambientes onde as pessoas com deficiências precisam estar, abraçadas por toda sociedade civil.

“A inclusão vai além de uma prestação de serviço, por esse motivo, o Governo do Estado de Sergipe, preocupado com esse fazer, institui a Política da Pessoa com Deficiência em Sergipe e acompanhando a Política Nacional instituímos uma rede em 2012, a partir disso, começamos a promover ações intersetoriais relacionadas a essa atenção à pessoa com deficiência. Veja que expandimos um cuidado à saúde, para chamar de atenção à pessoa com deficiência, e nesse processo de expansão da atenção, temos o CER IV, um serviço com um ano de existência. É uma diversidade de deficiências atendidas e acolhidas no serviço, tanto a pessoa com deficiência quanto às suas famílias, em uma proposta de ir além do que compete a um cuidado à saúde. Temos uma preocupação enquanto centro de reabilitação, de atrair , de estar junto o tempo inteiro com assistência social e educação, que são parceiros nosso”, finalizou.

O post CER IV promove a reabilitação de sergipanos com deficiência apareceu primeiro em Saúde.