O programa de coleta externa do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizado na quarta-feira, 16, estimulou a doação de sangue entre alunos e profissionais do Centro de Ensino Grau Técnico, em Aracaju.

A ação realizada na área destinada ao curso técnico em enfermagem reuniu as alunas,  Alycia Santos Reis e Maria Eduarda dos Santos Silva.“Estamos ajudando as pessoas que precisam de nosso sangue”, disseram as novas doadoras.

Sthefanny Feitoza, não tinha o peso superior de 50 quilos, necessário para doação, porém convidou o pai, que decidiu apoiá-la. “Vim para atender minha filha e todos que estão em tratamento”, ressaltou Odair José Silva.

Responsável pela coordenação da doação, a professora e enfermeira, Mariana Dantas, explicou que a campanha faz parte de uma metodologia ativa para prática de atividades relacionadas ao curso. “Eles estão observando a prática e doando sangue. Alguns trouxeram familiares para cooperar com o serviço”, frisou.

O enfermeiro Roney Magalhães Bamtin, informou que as coletas externas tem como  objetivo a ampliação das doações de sangue. “Atualmente o Hemose coleta uma média de 70 doações ao dia, nosso trabalho é para dobrar esse número e atender com segurança a rede hospitalar”, salientou.

Serviço

Para doar, o voluntário precisa estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos de idade, pesar acima de 50 kg e apresentar documento oficial e original de identidade. Já os menores de idade devem apresentar um termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. Mais informações através dos telefones: (79)3225-8039, 3259-3174 e 99191-2977.

O post Coleta de sangue no Grau Técnico reúne alunos de enfermagem apareceu primeiro em Saúde.