Até o próximo dia 05, acontece na  Secretaria de Estado da Saúde, o Curso de Sensibilização para o Método Canguru. Participam os profissionais da assistência da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, além de fonoaudiólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, técnicos de enfermagem,médicos residentes, fisioterapeutas e toda a equipe multiprofissional da maternidade. Também participam profissionais do Hospital da Criança.

O objetivo do curso é sensibilizar, treinar e qualificar o cuidado Canguru dentro da Unidade Neonatal da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, considerada Centro de Referência para o método e ainda ter um alcance de mais de 80% de todos os profissionais. Como explicou a enfermeira do Método Canguru, Amanda Kelle Freitas Barreto.

Ela explicou que o Curso tem 24 horas no total, distribuído em três dias, com oito horas diárias. “Esse é o terceiro módulo do curso. Temos uma turma grande, mas foi preciso fazer dessa forma, para aproveitar a baixa taxa de ocupação da UTIN, visando tirar mais profissionais da assistência para que possam participar. É extremamente importante que os profissionais se interessem pelo método, para que possamos melhorar o nosso processo de trabalho dentro da Unidade”, disse Amanda.

 Ela ressaltou ainda que o Método Canguru tem tido uma visibilidade maior nesses últimos anos, principalmente depois da pandemia, quando voltaram as ações presenciais do Canguru, e o Ministério da Saúde passou a  investir de forma mais maior no Canguru por entender que esse cuidado junto com o Qualineo, é um cuidado especializado e precisa de atenção. “Temos hoje muitos processos de trabalho como o Qualineo, reforçando, que visa a qualificação de cuidado ao neonato dentro da nossa Unidade. E como Centro de Referência Estadual que somos, é muito importante que os processos sejam bem estabelecidos em relação ao Canguru.  Não conseguiremos expandir se não tivermos a casa arrumada”, deixou claro a enfermeira.

A assistente Social e apoiadora do Método  Canguru, Simone Nunes de Mota, disse que foi com imensa satisfação que participou de mais uma sensibilização do Método Canguru. “Atividades como essas são  importantes para os recém-nascidos pré termos. São momentos como esses, que reforçam nosso comprometimento com o atendimento, com o cuidado humanizado, na qual o maior recurso desprendido é amor e o cuidado de cada profissional que compõe a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes”, disse a assistente social.

A secretária clínica da MNSL, Rita de Cassia Oliveira de Jesus, afirmou que a unidade está sempre capacitando a equipe. “O método é especial, humanizado”, disse.
Para a assistente social, Mirilene Rodrigues, foi muito importante  ser alocada como uma das técnicas de Referência da Ala Verde, a ala que executa o Método Canguru. Ela disse que a princípio conhecia vagamente o método.
“Sempre me encantei por esse senso de humanidade que o método passa e agora por conhecer um pouco mais, eu me sinto lisonjeada por estar vivendo essa experiência. Esse método dá resultado, salva vidas, fortalece vínculos, cuida da mãe do bebê. A equipe tem um olhar humanizado e a gente aprende muito com isso. Modificando o trabalho mecânico no dia-a-dia. O método ajuda a expor o melhor lado do ser humano “, concluiu.

O post Curso de Sensibilização para o Método Canguru reúne profissionais da saúde na SES apareceu primeiro em Saúde.