Profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) realizaram o primeiro treinamento para coleta em papel filtro, secagem, armazenando e transporte de amostras para testes relativos ao Programa de Proteção a Gestante (Protege), no município de Frei Paulo.

De Janeiro a setembro de 2021, o Lacen  processou 67.000 mil análises para o Protege, cuja finalidade é diagnosticar, orientar e prevenir transmissão materno-fetal de diversos tipos de doenças ainda na gravidez como, Sífilis, HIV, Hepatites B e C e Toxoplasmose IgM e Toxoplasmose IgG.

A atividade em Frei Paulo com a participação de técnicos do serviço da Atenção Básica do município objetiva garantir que a etapa pré- analítica da realização dos exames, seja mais adequada para assegurar os melhores resultados durante o pré-natal, das mulheres grávidas.

Na sala de reunião da prefeitura as biomédicas, Maria Rosa Melo Alves e Rosania Wagner do Laboratório de Sorologia, abordaram a metodologia utilizada no Lacen para processamento de amostras.

“Esse teste é feito através de gotas de sangue periférico colhido na ponta do dedo em papel filtro. É um procedimento simples e rápido, sem necessidade de jejum. Essa metodologia é precisa para rastrear a presença de vírus no sangue da gestante”, explicou Maria Rosa.

O programa beneficia gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas unidades inseridas na Rede Estadual de Saúde. Cabe ao município realizar a coleta da amostra do sangue e encaminhá-la para o Lacen. “O Protege visa a redução dos riscos de mortes e sequelas para as mães e os seus bebês. Quando ocorre do diagnóstico para HIV apresentar resultado positivo, a transmissão materno-infantil poderá ser evitada em quase 100% dos casos”, informou a gerente de Sorologia, Gabriela Bezerra.

Como funciona

A adesão ao Protege contempla dois momentos da gestação da paciente. O primeiro trimestre,  onde são realizados os exames de adesão e no último trimestre, exames de conclusão. Os laudos das análises são disponibilizados online, via sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) em até sete dias, contados a partir que as amostras chegam ao Lacen.

O post Equipe da Sorologia do Lacen treina técnicos do município de Frei Paulo apareceu primeiro em Saúde.