Bebês também precisam de um especialista os ajude a compreender o mundo através da audição e muitos outros aspectos. Esse profissional é o fonoaudiólogo, que comemora em 9 de dezembro, seu dia. Essa profissão é responsável, no período neonatal, entre outros aspectos, do desenvolvimento da linguagem e minimização do estresse.

A fonoaudióloga, Berta Raika de Sousa Sereno, observa que a fonoaudiologia tem o objetivo de prestar assistência ao bebê visando a promoção de uma alimentação segura e eficiente, no que se refere à nutrição, ganho de peso e também na minimização de riscos de aspiração ou estresse excessivo. “Essa atuação deve incluir avaliação, estimulação do sistema sensório motor oral, com o objetivo de facilitar a transição da dieta e acelerar a alta hospitalar fonoaudiológica no período neonatal. A assistência visa a promoção de uma alimentação segura e eficiente, no que se refere à nutrição e ganho de peso”, ressalta Berta.

“É muito importante a minimização de riscos de aspiração ou estresse excessivo. Essa atuação deve incluir avaliação, estimulação do sistema sensório motor oral com o objetivo de facilitar a transição da dieta nos casos de intubação e uso prolongado de sonda, onde pode haver ausência ou deficiência dos reflexos orais, assim como a possibilidade de incoordenação das habilidades de sucção deglutição e respiração”, alerta a profissional.

Transformando histórias

A fonoaudióloga neonatal atua na promoção do aleitamento materno, realiza teste da linguinha e da orelhinha. Berta informou que o bebê quando nasce prematuro ou com algumas dificuldades logo após o nascimento, pode precisar usar sonda para se alimentar, e é o fonoaudiólogo que vai auxiliar aquele bebê a fazer a transição sonda por via oral.
Já os bebês que nascem bem, mas apresentam dificuldade expressiva para amamentação ou alimentação pode ter disfunção oral e o fonoaudiólogo pode ajudar nesse processo.

Ela ressalta que o fonoaudiólogo também atua com orientação a equipe sobre as questões de alimentação, acompanhamento ambulatorial, proteção, promoção e incentivo ao aleitamento materno. “A fonoaudiologia transforma histórias, resgata sorrisos, da voz ao silêncio e sabor a vida. Fazer a diferença na vida das pessoas faz a minha vida mais feliz. Hoje temos duas grandes razões para celebrar o dia 09 de dezembro, é o dia do fonoaudiólogo e o aniversário de 40 anos da regulamentação da fonoaudiologia no Brasil”, conclui Berta.

O post Fonoaudiologia desenvolve linguagem, viabiliza alimentação e minimiza estresse em bebês apareceu primeiro em Saúde.