A paciente foi encaminhada ao Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), onde será assistida por equipe multidisciplinar

Nesta sexta-feira, 27, ocorreu a transferência interestadual de uma sergipana, vítima de acidente envolvendo um ônibus no estado de Minas Gerais, no mês de setembro. A paciente chegou a Aracaju em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea cedida pelo Governo de Minas Gerais, intermediada pelo Governo de Sergipe. 

A aeronave que conduziu a paciente Silvany de Sá Pereira, de 47 anos, chegou ao aeroporto de Aracaju por volta das 13 horas desta sexta-feira. A paciente foi admitida no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), às 15 horas, onde será acompanhada pela Ortopedia, Cirurgia Plástica e Clínica Médica.

Órgãos como Secretarias de Estado da Saúde (SES), Corpo de Bombeiros Militar e Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Sergipe e Minas participaram da transferência aeromédica. 

A irmã da paciente, Simone Pereira Menezes, agradeceu às equipes do Governo de Sergipe e Minas Gerais, que não mediram esforços para trazer a irmã de volta para Aracaju. “Eu não imaginei que seria tão bem recebida pelas equipes. Quanta atenção e preocupação dos profissionais. Eu só tenho a agradecer a Deus e a eles por ter nos ajudado tanto nesse momento tão difícil, mas que logo, iremos superar”, disse.

Histórico

No dia 18 de outubro, a Central de Regulação de Leitos abriu o chamado para solicitar, juntamente à Central de Regulação de Urgências uma transferência Interestadual aeromédica. 

A paciente ficou internada na Irmandade Nossa Senhora Mercês da Santa Casa de Montes Claros e encontrava-se com sinais vitais estáveis, fratura de fêmur esquerdo já fixada e apresentava grave lesão de partes moles com desenluvamento e perda de substância em coxa e glúteo.

Devido à distância entre a cidade de Montes Claros e Aracaju e, em decorrência da gravidade da lesão, foi descartada a possibilidade de transferência por viatura terrestre. 

O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, explicou o porquê da força tarefa para o transporte da vítima. “Pela gravidade do caso, essa remoção só pode ser realizada por meio do transporte aéreo; foi realizado o contato através da Regulação diretamente com o secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, que prontamente nos auxiliou para que pudéssemos concretizar essa transferência. É um motivo de satisfação, porque a gente pôde observar ali na recepção, a emoção da própria paciente de estar chegando em casa [Sergipe] e poder dar seguimento ao seu tratamento em um ambiente onde ela se encontre mais acolhida e familiarizada”, destacou.

Assistência

O superintendente do Samu 192 Sergipe, Denisson Pereira, explicou que a viatura e as equipes do serviço ficaram de prontidão para transportar a paciente até o Huse. “Ao desempenhar esse papel, que foi trazer a paciente para o seu estado de origem, próximo ao seu leito familiar, impacta diretamente na recuperação da paciente. Por isso, somamos esforços para concluir essa transferência que está sendo feita nesta sexta-feira”, explicou o superintendente.

O tenente do Corpo de Bombeiros de Minas, Sávio, também piloto da aeronave Arcanjo, que trouxe a paciente, relatou que está feliz que o transporte ocorreu como esperado. “Essa experiência é muito gratificante para a gente. É a nossa rotina, o nosso dia a dia, e a cada transporte é um sentimento de gratidão muito grande, porque a gente vê que realmente a equipe médica, a equipe de pilotos, e a aeronave estão fazendo a diferença na vida das pessoas”, disse.

Fotos: Flávia Daniela

O post Governo do Estado faz intermédio de transferência interestadual aeromédica de sergipana vítima de acidente em Minas Gerais apareceu primeiro em Saúde.