A ação faz parte da ‘Semana do Doador’, em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro

Dando continuidade às ações da ‘Semana do Doador’, a equipe do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Smtt) de Aracaju, realizou na manhã desta terça-feira, 21, a blitz da cidadania, com o objetivo de conscientizar a população para importância do ato de doar sangue.

Outro foco da ação foi chamar a atenção para os acidentes de trânsito envolvendo pedestres, motoristas e motociclistas. De acordo com dados da Hemorrede do Hemorrede do Hemose, cerca de 5% do total de sangue e hemocomponentes processado mensalmente no Hemose, atende esse público. “Vez por outra recebemos pessoas que vêm até o hemocentro doar sangue para um familiar ou conhecido que sofreu um acidente com trauma e precisa receber transfusão sanguínea em seu tratamento”, informa a gerente de Ações Estratégicas, a assistente social Rozeli Dantas.

Segundo a assistente social, a blitz aconteceu para fazer um alerta geral, para que os cidadãos não esperem precisar para se tornar um doador de sangue. Ela lembrou a relevância da doação voluntária para aumentar o estoque de sangue que atende 35 unidades hospitalares da rede pública e conveniada, distribuídas no estado. “Nosso intuito com essa ação é envolver a população para despertar o interesse pela doação voluntária de sangue e salientar que para atender a demanda transfusional dos hospitais é fundamental ampliar o quantitativo de doações que oscilam entre 80 a 100 coletas ao dia”, frisou Rozeli Dantas.

Parceria

Ainda durante a ação, a diretora geral da Fundação Parreiras Horta, Luciana Déda, destacou que a doação de sangue é um ato de generosidade que salva vidas. “Essa parceria do Hemose com a SMTT, é importante para envolver todos segmentos da sociedade em um único objetivo, o incentivo a doação voluntária de sangue, pois a qualquer momento alguém pode precisar, por isso fica o nosso convite, seja um doador de sangue, salve vidas”, ressaltou.

Semana do Doador

A blitz da Cidadania integra um conjunto de ações promovidas pelo Hemose em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro. Na quarta-feira,  22, tem o cadastro para doador de medula óssea em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Polo Lagarto; na quinta-feira, 23, tem o acolhimento aos grupos de doadores de Estância e da Universidade Estácio e na sexta-feira, 24, finaliza com a recepção e entrega do Cartão do Doador de Sangue e Certificados para os parceiros da unidade.

Fotos: Ascom SES

O post Hemose alerta sobre importância da doação de sangue durante blitz da cidadania apareceu primeiro em Saúde.