Nesta quarta-feira, 29, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu um grupo de acadêmicos de enfermagem para estágio no atendimento ambulatorial e no ciclo do sangue do órgão. A ação faz parte da parceria com o Centro Universitário Estácio Sergipe e tem como objetivo aprimorar conhecimento com a prática profissional.

Os estudantes foram recepcionados pela enfermeira Juliana Silva, que inicialmente apresentou o Ambulatório do Hemocentro, serviço responsável pelo tratamento de pacientes com doenças hematológicas a exemplo, da Hemofilia, Anemia Falciforme, Doença de Gaucher, won Willebrand, Talassemia, dentre outras enfermidades.

“É um estágio inovador, pois eles aprenderão sobre as doenças hematológicas e o ciclo do sangue. Fato que não ocorria anteriormente e os profissionais não saiam da faculdade habilitados a atuar em Hemocentros”, ressaltou a gerente do Ambulatório.

Juliana destacou que ao longo do estágio os estudantes aprofundarão seus conhecimentos nas doenças hematológicas e doenças raras que o Hemose presta serviço a população com equipe multidisciplinar. “Temos médicos oncohematologistas, pediatra, ortopedista, enfermeiros, dentista, fisioterapeuta, psicologo, farmacêuticas, assistente social, além de técnicos e pessoal administrativo”, detalhou a enfermeira.
Ciclo do sangue

O estágio contempla ainda a vivência com a rotina do ciclo do sangue, nas áreas onde o doador passa: cadastro, pré-triagem, triagem clínica, coleta onde o voluntário finaliza com a doação de sangue. “Depois que o sangue é coletado segue para outros laboratórios para realização de análises sorológicas, testes pré-transfusionais, fracionamento dos componentes sanguíneos e liberação dos hemocomponentes para atender pacientes na hemorrede de Sergipe”, conclui  Juliana Silva.

O post Hemose colabora para formação de futuros profissionais da saúde apareceu primeiro em Saúde.