Com o tema ‘Unidos pela Hemofilia’, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) reuniu pacientes na última sexta-feira, 29, para uma tarde de lazer e integração social, no Parque da Sementeira em Aracaju.

A ação social mobilizou adultos e crianças que realizam tratamento no Ambulatório do Hemose a exemplo de, Emerson Miguel Machado, que estava acompanhado de seus pais, Janderson e Diana Machado.

“Hoje meu filho está com a doença controlada, mas até os médicos fecharem o diagnóstico eu fui de um hospital para outro. Passamos alguns constrangimento, porque a agente chegava nas unidades de saúde com ele sangrando e com hematomas. Todos achavam que estávamos maltratando nosso filho”, contou Diana ao elogiar o evento. “Adoramos a surpresa e ele não para de brincar”, disse em referência ao pequeno que Emerson.

Jonas Lisboa da Silva, 38 anos, também relatou que a confirmação de fato da Hemofilia, ocorreu em 2019 quando sofreu uma hemorragia interna no joelho. Ele narrou que durante toda a adolescência percorreu vários serviços de saúde e especialistas para descobrir a causa dos constantes sangramentos.

“Passei por momentos delicados, mas não desisti, pesquisei, conversei com vários profissionais e os médicos conseguiram confirmar a Hemofilia. Hoje faço o tratamento, uso o fator e sou acompanhado por médico hematologista, fisioterapeuta, o que já melhou bastante a minha qualidade de vida”, disse satisfeito.

A ação social com a animação dos Doutolhaços e grupo de festa Ana, integrou gestores da Fundação de Saúde Parreiras Horta e do Hemose. Na ocasião, o diretor Operacional, Thiago Dória, ressaltou a importância do momento. “Estamos aqui no parque para comemorar o Dia Mundial do Hemofílico que foi em18 de abril. Fizemos questão de organizar o encontro e trouxemos nossos pacientes, que realizam seus tratamentos no Hemose”, salientou o gestor.

Já a superintendente do Hemocentro, Erivalda Barreto aproveitou para agradecer a participação dos pacientes hemofílicos e o trabalho dos profissionais na organização e mobilização da ação. “Quero destacar nosso carinho e cuidado com todos vocês, pois sabemos que não é fácil, por isso, fazemos de tudo para amenizar o tratamento. Também agradeço o carinho da equipe multidisciplinar do Ambulatório e da Fundação pela festa linda”, frisou ela.

A tarde de lazer foi encerrada com a apresentação do coral da AACASE,  parceira do Hemose em eventos comemorativos e distribuição de bolsas para os pacientes.

Sobre Hemofilia

É um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue. Só existem dois tipos de hemofilia, o tipo A, causada pela ausência do fator de coagulação VIII e tipo B, ausência do fator IX. As pessoas com hemofilia costumam apresentar, dificuldades de coagulação em ferimentos, sangramentos internos, principalmente nas articulações e músculos. Caso não seja tratada essas hemorragias podem resultar em deformidades, nas articulações e deficiências físicas no indivíduo.

O post Hemose: confraternização integra pacientes e familiares de hemofílicos apareceu primeiro em Saúde.