A ação de sensibilização busca divulgar o trabalho do hemocentro, captar e fidelizar doadores no estado

Para levar orientações sobre a doação de sangue, a gerência de Ações Estratégicas do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) promove palestras por meio de parceria com empresas e instituições de ensino. Esse trabalho visa reforçar a importância do cidadão ser um doador e colaborar para o atendimento de pacientes em tratamento na rede hospitalar do Estado.

De acordo com a gerente do Hemose, Rozeli Dantas, a maioria das pessoas não doa sangue por falta de conhecimento e também por medo. “Durante as palestras buscamos sensibilizar o público e também sanar possíveis dúvidas”, explica ao informar que a doação de sangue é um ato voluntário e seguro.

Quando o cidadão chega ao hemocentro passa pelo ciclo do doador, etapas que verificam se a pessoa está em condições para doar sangue. Esse processo inicia no setor de cadastro, onde são prestadas informações pessoais. 

Em seguida, tem a pré-triagem, nesse serviço, é feita a verificação dos sinais vitais, aferição da pressão arterial, verificação de altura, peso e um teste do hematócrito, para checar o nível de ferro no sangue.

Já na etapa da entrevista clínica, o cidadão responde um questionário sobre informações de hábitos de saúde, e se tudo estiver dentro dos critérios, acontece a doação de uma bolsa com no máximo 450 ml de sangue.

Para a assistente social Adineuza Ribeiro, as palestras são importantes para sensibilizar o público sobre a doação de sangue frequente, ou seja, fidelizada.  O homem pode doar a cada 60 dias e a mulher 90 dias.  “Quando a pessoa doa com regularidade, colabora de maneira direta para salvar muitas vidas e isso é um ato de generosidade e cidadania”, salientou.

Serviço

Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos, pesar acima de 50 Kg e no dia da doação comparecer ao serviço bem alimentado, evitando alimentos gordurosos e apresentar um documento oficial original com foto. Mais informações sobre os serviços, através dos telefones: (79) 3225-8000 / 8039 e 3259-3174.

Fotos: Ascom SES

O post Hemose realiza palestras em empresas e instituições de ensino sobre doação de sangue apareceu primeiro em Saúde.