O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizou nesta terça-feira, 8, uma homenagem às mulheres servidoras e doadoras. A iniciativa fez parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher e tem como objetivo incentivar o ato da doação feminina.

Segundo a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, a meta é elevar o percentual de mulheres doadoras e atingir a marca de 40%. “De janeiro até dezembro de 2021, o público feminino registrou 31% das doações. Temos observado que a cada ano, o interesse da mulher pela doação de sangue vem aumentando”, ressaltou.

A assistente social destacou as campanhas para incentivo à doação feminina. “Sempre que temos contato com instituições ou empresas buscamos reforçar a importância da mulher se tornar doadora de sangue. Para isso buscamos esclarecer mitos relacionados ao serviço”, declarou Rozeli.

Pela manhã a doadora Ivanilde Lima Nascimento, do município de Nossa Senhora da Gloria, comemorou o aniversário com mais uma doação de sangue. “Hoje dia 8, é o meu aniversário. Fico muito satisfeita em comemorar aqui e também participar da comemoração do Dia  Internacional da Mulher. É maravilhoso poder ajudar ao próximo com uma simples doação de sangue”, disse.

As amigas Daniela Andrade do Nascimento, Maria Isiane Nascimento, Leiciana Santos da Silva e Gleycielle Viana da Silva, que residem no município de Nossa Senhora do Socorro realizaram a primeira doação de sangue juntas.

“É uma alegria saber que com uma pequena atitude de alguns minutos podemos ajudar tantas pessoas que esperam o sangue para seus tratamentos”, disse Daniela Andrade.

Na ocasião, Luciana Déda, diretora Geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta, instituição que gerencia o Hemocentro  cumprimentou pessoalmente doadoras e servidoras, momento que fez entrega de botões de rosa e cartões.

“Essa é uma data especial e, por isso, aproveitamos para demonstrar nosso carinho por cada mulher que trabalha com o ciclo do sangue e pelas doadoras que colaboram diariamente com os estoques do Hemose”, salientou. “Nossa gratidão a todas as mulheres”, frisou Luciana Déda.

Hemorrede

O Hemocentro garante os estoques de sangue de mais de 30 unidades de saúde, entre hospitais e maternidades públicas de Sergipe. O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de medio e grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme, Talassemia, além de doenças oncológicas e leucemias variadas que, frequentemente utilizam a transfusão sanguínea em seus tratamentos.

O post Hemose: Servidoras e doadoras de sangue recebem botões de rosa em homenagem ao Dia da Mulher apareceu primeiro em Saúde.