A unidade funciona porta aberta, ou seja, atende a demanda espontânea para urgência pediátrica de baixa e média complexidade, em crianças com idade a partir de 29 dias até 12 anos e 11 meses

A atenção pediátrica é uma das prioridades do Governo do Estado, e o Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza (HC), equipamento da Secretaria de Estado (SES), é voltado exclusivamente ao público infantil de Sergipe. A unidade completa dois anos de funcionamento nesta quarta-feira, 25, mantendo uma linha de cuidado qualificada, com acesso humanizado e integral aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O HC funciona no modelo porta aberta para urgência pediátrica e atende casos de baixa e média complexidade em crianças com idade a partir de 29 dias até 12 anos, 11 meses e 29 dias. Dessa forma, contribui com a rede estadual de saúde na oferta de leitos por demandas espontâneas e referenciadas de urgências pediátricas, nas especialidades clínicas e cirúrgicas. O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, destaca que o Hospital possui um excelente desempenho, com acesso qualificado e assistência aos sergipanos. 

“O Governo do Estado vem amparando as iniciativas e as ações dentro do Hospital da Criança, porque a saúde das nossas crianças é uma prioridade do governador Fábio Mitidieri. É uma missão que ele nos passou e que executamos com muito carinho. É incrível ver nas pessoas, nos colaboradores, nos terceirizados e na população o impacto positivo da qualidade da saúde. Sabemos que temos que entregar os serviços diariamente, sete dias por semana, 24 horas por dia, e estamos empenhados nessa meta”, enfatiza o secretário.

Humanização

Para proporcionar aos pequenos usuários um ambiente confortável, célere e lúdico, o HC tem uma estrutura física totalmente voltada ao público, com brinquedoteca equipada, que funciona diariamente com o acompanhamento de psicólogos.

O Hospital da Criança ainda desenvolve atividades lúdicas e educacionais que promovem o bem-estar e contribuem para a recuperação dos pacientes. Para isso, mantém parcerias importantes com outras entidades, a exemplo do Projeto Palhaço de Propósitos, o Teatro de fantoches, da Guarda Municipal de Aracaju, e a Cinoterapia, que é realizada com cães do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE). 

Todo esse cuidado, atenção e acolhimento foram extremamente importantes para o pequeno Álvaro Santos, de quatro anos, que precisou ser atendido na unidade, com diagnóstico de pneumonia extrema e derrame pleural. Sua mãe, a cabeleireira Branca Santos, 40, enfatiza a qualidade da assistência e organização do HC. 

“Tenho profunda gratidão, primeiramente a Deus por ter preparado com zelo este lugar no qual meu filho foi tão bem acolhido, e a toda a equipe maravilhosa que faz parte deste hospital tão especial. É com o coração cheio de gratidão que louvo a Deus, por cada profissional, seja recepcionista, enfermeira, médicas, cozinheiras, limpeza, sala da brinquedoteca. A recuperação do meu filho foi maravilhosa e fomos bem tratados. É lindo ver pessoas trabalhando com amor e por amor”, relatou. 

Assistência

O Hospital atende demandas de urgência em pediatria geral, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia e cirurgia geral. Além disso, o hospital também conta com gastropediatra, infectopediatra, cardiopediatra e anestesistas. Nesses dois anos, o HC já realizou quase 80 mil atendimentos, cerca de 1.100 cirurgias, além de mais de 150 mil exames.

A superintendente da unidade, Catharina Costa, ressalta que é possível constatar bons resultados nos números do HC, mas que a recompensa da equipe é o bem-estar do paciente. “Foram dois anos de muito amadurecimento e evolução para promover uma assistência especializada e de qualidade às crianças do nosso estado, e os números provam que estamos no caminho certo. Mas nosso sentimento vai muito além dos números; cada paciente de alta é uma vitória para a nossa equipe”, disse. 

Ao todo, são cerca de 450 profissionais da saúde e área administrativa que formam uma equipe multiprofissional assistencial de enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, biomédicos, técnicos de laboratório e outros.

O Hospital da Criança disponibiliza um total de 23 leitos de internamento, sendo 17 clínicos e seis cirúrgicos; e sete leitos de estabilização, sendo cinco de estabilização clínica e dois de estabilização cirúrgica. E mais 26 pontos de observação no pronto-socorro.

Fotos: Mário Sousa

O post Hospital da Criança completa dois anos com quase 80 mil atendimentos pediátricos apareceu primeiro em Saúde.