O Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria Estadual da Saúde, promoveu até esta sexta-feira, 23, a I Semana da Segurança do Paciente. A ação teve o objetivo de disseminar informações sobre as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, para assim, fortalecer a cultura de segurança institucional.

Segundo Luana Nunes, gerente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da unidade, as atividades foram desenvolvidas no sentido de identificar corretamente o paciente, de melhorar a segurança na prescrição, no uso e administração de medicamentos, na higienização das mãos para evitar infecções, bem como assegurar cirurgias em local de intervenção com procedimentos e pacientes corretos, e reduzir o risco de queda e úlceras por pressão.

“Falamos sobre o quão importante é chegar ao cumprimento dessas metas e por isso desde o dia 19 que a gente vem realizando diversas atividades, e hoje encerramos a semana com a palestra sobre comunicação efetiva para toda equipe”, afirmou.

A palestrante desta sexta foi a enfermeira Priscila Carla Estevam, mestre em gestão e inovação tecnológica, que destacou a comunicação efetiva como ferramenta essencial no cuidado com o paciente.

“Se a mensagem é dita, mas ela não se torna comum, então não houve comunicação, não houve objetivo para entrega dessa informação. E no setor de saúde a comunicação não é apenas uma troca de informação, ela precisa causar um reflexo na ação para poder cuidar do paciente”, disse.

Segundo Catharina Costa, superintendente do hospital, as ações têm objetivo de qualificar ainda mais a assistência prestada no Hospital da Criança, principalmente reduzir o risco de dano associado ao cuidado da saúde.

“As ações que foram promovidas pela semana da segurança do paciente buscam reduzir a um mínimo aceitável o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde, qualificando a assistência prestada no Hospital da Criança”, explicou.

O post Hospital da Criança discute metas internacionais de segurança do paciente apareceu primeiro em Saúde.